Entre a pesquisa e o ensino na Universidade.

Antonio Paulino de Sousa

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho sobre a relação entre a pesquisa e o ensino no espaço institucional acadêmico. O que se analisa é a lógica desta relação a partir do conceito de memória. A relação dialética entre sistema de ensino e sistema social só pode ser pensado a partir do sistema político e isto implica em analisar uma trajetória de ensino e pesquisa a partir de uma sociologia reflexiva. A sala de aula aparece como um microespaço de interação social entre professor e aluno. O resultado desta interação deve aparecer na escrita de artigos e livros. O professor se insere dentro de uma instituição e a sua fala e escrita estão vinculadas às condições sociais de produção. Cada professor deve montar suas estratégias de gestão do tempo institucional de ensino e da pesquisa. Os resultados destas estratégias devem aparecer na interação em sala de aula e na escrita. A gestão do tempo da palavra e da escrita deve ser compreendida dentro do espaço institucional e não como tempo pessoal. É a instituição que regula o tempo do professor, uma vez que esta regulação do trabalho é exercida por uma pressão temporal cada vez mais crescente. O interesse pela produção deve ser institucional e não apenas pessoal.


Palavras-chave


História, Memória, Pesquisa, Ensino, Instituição

Texto completo:

PDF


Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFSP)
Rua Coronel Alberto Rosa nº 154
Caixa Postal nº 354, Pelotas / RS, CEP: 96010-770
Brasil

perspecsoc@gmail.com