A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DAS PESSOAS LGBTQIA+ EM TEMPOS DE CÓLERA: COMENTÁRIOS AO PLEITO ELEITORAL DE 2020

Sheila Stolz, Vinícius Viana Gonçalves

Resumo


O cenário sociopolítico brasileiro apresentou uma importante vitória da diversidade no Pleito Eleitoral de 2020, simbolizando um enorme avanço contra o obscurantismo retumbante que tomou conta da jovem democracia nacional e que vêm se agravando desde as Eleições Presidenciais de 2018 que, através do desgoverno instaurado, tem fortalecido e expandido as condutas antidemocráticas, negacionistas da ciência, misóginas, preconceituosas e persecutórias. Na contramão deste panorama de retrocesso, o Pleito Eleitoral de 2020 ampliou o contingente de representação LGBTQIA+nas câmaras legislativas municipais. Logo, faz-se decisivo, avaliar este curioso momento da vida política brasileira, assim como o rompimento deste soturno cenário através do crescimento de tal bandeira tão importante para a efetivação dos Direitos Humanos do coletivo, assim como fundamental para as imprescindíveis mudanças sociais que se iniciaram nos anos oitenta e se robusteceram na primeira década do novo Milênio, mas que foram totalmente abandonadas pelo atual poder Executivo Federal seguido, neste aspecto pelo Congresso Nacional.  

 


Palavras-chave


Pessoas LGBTQIA+. Combate à Discriminação. Direitos Humanos Representatividade Política. Princípios de Yogyakarta. Justiça Social.

Texto completo:

PDF


Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFSP)
Rua Coronel Alberto Rosa nº 154
Caixa Postal nº 354, Pelotas / RS, CEP: 96010-770
Brasil

perspecsoc@gmail.com