Cacerolazos na argentina: a cobertura midiática que desafia à teoria.

Guillermo Omar Orsi

Resumo


O presente artigo analisa a cobertura da mídia corporativa argentina, representada pelo maior jornal do país, o Clarín, sobre o mais relevante dos eventos de protesto do ciclo de Cacerolazos (manifestações antigovernistas) acontecido entre 2012 e 2014. Os Cacerolazos foram um ciclo de protestos que mobilizou fundamentalmente às classes medias urbanas em rechaço ao governo da Cristina Fernández, mas que não apresentou uma pauta central à qual possibilitasse uma resposta do governo. O 8N, nome com o que ficou conhecido o protesto mais importante do ciclo, por acontecer no dia 8 de novembro (de 2012), mobilizou mais de um milhão de pessoas ao longo do país e ocorreram, também, protestos simultâneos em diversas partes do mundo. A novidade para o cenário dos movimentos sociais argentinos foi a organização dos eventos principalmente nas redes sociais (Facebook) sem a presença oficial de estruturas organizativas, como partidos políticos ou sindicatos, tipicamente os maiores articuladores de mobilizações no pais.


Palavras-chave


mídia Corporativa, mobilizações sociais, redes sociais



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