QUESTIONAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO BLOCO MARIA ROSA E O TURISMO NO CARNAVAL DE ITABUNA, BAHIA
Resumo
Este trabalho busca relacionar aspectos de campos teóricos da Cultura,Comunicação e Turismo, tentando verificar a representação em termos de atratividade turística, bem como de seus processos comunicacionais com o espectador/turista, de elementos culturais tradicionais – a exemplo do bloco carnavalesco Maria Rosa, um dos mais antigos componentes da cultura popular e da sociedade grapiúna. Parte-se, neste texto, do pressuposto de que novas tendências do carnaval alteram os valores semânticos das expressões culturais e suas utilizações, estas cedendo lugar a representações estéticas e massivas, sendo o turismo um fator que vem influenciar nesta dinâmica de recriação de significados. No entanto, quanto ao aspecto cultural, aqui considerado como um instrumento de sustentação da festa, a tradição parece resistir ao atual modelo da indústria cultural, sendo capaz de definir-se como importante meio de ampliar os atrativos carnavalescos, dialogando com os interesses políticos e econômicos, e preservando a memória coletiva sob a égide do palco carnavalesco.
Palavras-chave
Atratividade turística, carnaval, Maria Rosa.