ESCOLARIZAR E/OU EDUCAR? AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leandro Raizer, Mauro Meirelles, Thiago Ingrassia Pereira

Resumo


O Parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação coloca as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias nas escolas de ensino médio no Brasil a partir do ano letivo de 2008. Dessa forma, torna-se fundamental a retomada de pesquisas que tenham como foco questões de ordem metodológica e didática que objetivem construir programas que legitimem e qualifiquem esses componentes curriculares. Este trabalho busca situar o ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul e discutir propostas de trabalho docente com base nos referenciais freireanos de uma pedagogia situada e do empoderamento dos sujeitos. Partimos de pesquisa bibliográfica e de dados estatísticos na interface entre as Ciências Sociais e a Educação, bem como de nossa experiência como educadores e pesquisadores. Esta discussão aponta para uma proposta didática que possua relevância para o educador e o educando, dotando o ato pedagógico de sentido.

Palavras-chave


Ensino de sociologia, pedagogia situada, empoderamento, método de ensino.

Texto completo:

PDF