Arte, memória e saúde em territórios expandidos: tecendo redes de afetos ou arte pode não curar, mas sua ausência adoece

Lilian Amaral

Resumo


A presente discussão propõe estabelecer um diálogo entre os campos da arte urbana contemporânea e saúde pública, em uma perspectiva histórica, a partir da presença dos CECCOS – Centros de Convivência e Cooperativa da cidade de São Paulo e o projeto de arte colaborativa TOQUE – instalação em processo | autoria compartilhada, considerando a realização da exposição processual realizada na Universidade de São Paulo, na galeria e espaço expositivo da Biblioteca Brasiliana, Fundação Guita e José Mindlin, em 2019. Olhares Transversos, espaço de memória, copesquisa e cocriação estabeleceram interlocuções entre os campos da criação poética como espaços de vida e potência existencial, ao mesmo tempo que reescreve a história da cultura urbana em suas interfaces interseccionais, interculturais e transdisciplinares.

Palavras-chave: Arte urbana contemporânea, Saúde pública, CECCO - Centro de Convivência e Cooperativa, Toque, Arte colaborativa.

 

Art, Memory and Health in Expanded Territories: Weaving Affect Networks or Art May Not Cure, But its Absence Sickens

Abstract: The present discussion proposes to establish a dialogue between the fields of contemporary urban art and public health, in a historical perspective, beginning with the existence of CECCOS – Center of Coexistence and Cooperative in the city of São Paulo, SP, Brazil and the collaborative art project TOQUE – installation in process | shared authorship, considering the realization of the processual exhibition held at the University of São Paulo, in the gallery and exhibition space at the Biblioteca Brasiliana, Fundação Guita and José Mindlin, in 2019. Transversals, memory space, coresearch and cocreation establish interlocutions between the areas of poetic creation as spaces of life and existential potency, while rewriting the history of urban culture in its intersectional, intercultural and transdisciplinary interfaces.

Keywords: Urban contemporary art; Public health; CECCO – Community and Cooperative Center; Touch; Collaborative art.

 


Palavras-chave


Arte urbana contemporânea, Saúde pública, CECCO - Centro de Convivência e Cooperativa, Toque, Arte colaborativa.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, L. TOQUE: do singular ao plural. Narrativas em processo. In: TOQUE, Instalação em processo: autoria compartilhada. Amaral, Lilian; Schonmann, Hélio. (orgs). São Paulo: Fundação Butantã/ Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, 2017.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.

BRAUDEL, Fernand. Géohistoire: la société, l'espace, le temps. In: Ayala, Roselyne de; Braudel, Paule (Org.). Les ambitions de l'histoire. Paris: Éditions de Fallois. p.68-114. 1997.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea. Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC-Rio, n. I, p. 128137, 1984. Reedição Disponível em: https://monoskop.org/images/b/ bc/Krauss_ Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf. Acesso em: 20 abril. 2019.

KWON, M. One place after another: Site-specific Art and Locational Identity. MIT Press, 1997.

LACY, S. Mapping the terrain: New Genre Public Art. Seattle, Washington: Bay Press, 1995.

LIMA E.A. Diversidade na arte, criação na diferença: mapeando estratégias de resistência e criação. Relatório apresentado à FAPESP. Bolsa de Pós-doutorado no Exterior. 2009.

LIMA, E. M. F. A.; INFORSATO, E. A.; QUARENTEI, M. S.; DORNELES, P. S.; CASTRO, E. D. PACTO: 10 anos de ações na interface arte e saúde e suas ressonâncias no campo profissional. Caderno terapia ocupacional UFSCar, São Carlos, v.19, n. 3 p. 369-380, 2011.

MUSSET, A. Geohistoria o geoficción. Ciudades vulnerables y justicia espacial. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 2009.

PELBART, P.P. Vida capital. São Paulo: Iluminuras, 2003.

PERROUX, F. Ensaio sobre a filosofia do novo desenvolvimento. Ed. Calouste Gulbenkian, 1981.

QUILICI, Cassiano S. O campo expandido: arte como ato filosófico. Sala Preta (USP), v. 14, p. 12-21, 2014.

RANCIÈRE J. A partilha do sensível. Estética e política. Tradução Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed.34; 2005.

SANTOS, M. La naturaleza del espacio. Técnica y Tiempo. Razón y Emoción. Barcelona: Ed. Ariel, 2000.

Videografia

TOMÉ, Marina. Coautora de TOQUE, produziu um vídeo muito significativo e denso sobre o projeto.

https://www.youtube.com/watch?v=BYrZdLlOwRg&feature=youtu.be

Webgrafia

https://www.youtube.com/watch?v=keAVLRQEk3Y&feature=youtu.be

http://prceu.usp.br/noticia/debates-olhares-transversos/

http://www.funarte.gov.br/funarte/encontro-%E2%80%98arte-cultura-saude-e-territorio%E2%80%99-reune-coletivos-agentes-e-instituicoes-das-regioes-de-santa-cecilia-luz-e-bom-retiro-sao-paulo/#ixzz4sg4geFir




Direitos autorais 2022 Paralelo 31