Intervenções urbanas: o processo criativo no contexto artístico contemporâneo

Hermes Renato Hildebrand, Adeline Gabriela Silva Gil, Daniel Paz de Araújo

Resumo


Pretende-se investigar as condições criativas que se realizam por meio das artes interativas e contemporâneas, no contexto da complexidade, interação, colaboração e com base nas tecnologias emergentes. Ao acompanhar o processo criativo de vários projetos de intervenções urbanas, busca-se levantar dados, para mapear e cartografar territórios que se vinculam às práticas artísticas, de entretenimento e de gestão pública, enfatizando as emergências de padrões estéticos, poéticos e diferentes formas de significação por meio das narrativas digitais. Serão analisadas três intervenções artísticas: Air City: arte#ocupaSM-2012-2013, realizada em Santa Maria – RS, ZL Vórtice, na Zona Leste da cidade de São Paulo – SP e ParaTy - Trilha dos Sete Degraus, na cidade de Paraty – RJ, todas no Brasil. As obras artísticas foram analisadas com base no “Método Cartográfico”, criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995) que abordam as dimensões da subjetividade, criatividade e elaboração do conhecimento. Acredita-se que a “desprogramação de processos” por meio da incorporação do imprevisível, apresenta componentes estéticos e poéticos que podem ser destacados ao observarmos os aspectos que compõem estas intervenções.

Palavras-chave: Complexidade; cartografia; arte contemporânea; processos de criação; método cartográfico.

 

Urban Interventions: Creative process in the context of contemporary art

Abstract: The aim is to investigate the creative conditions which occur through interactive and contemporary arts, in the context of complexity, interaction, collaboration and based on emerging technologies. As we follow the creative process of various urban interventions projects, we seek to collect data to map and [cartographically] map territories that are linked to artistic, entertainment and public management practices, emphasizing the emergence of aesthetic, poetic and differing forms of meaning in digital narratives. Three artistic interventions presented in Brazil will be analyzed: Air City: arte#ocupa-SM/2012-2013, in the city of Santa Maria – RS, ZL Vórtice in the East Zone of the city of São Paulo, SP and ParaTy-Trilha dos Sete Degraus, in the city of Paraty, RJ. The art works were elaborated based on the "Cartographic Method", created by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995) that approach the dimensions of subjectivity, creativity and knowledge elaboration. It is believed that the "deprogramming of processes" through the incorporation of the unpredictable presents aesthetic and poetic components which may be highlighted by observing the aspects that make up these interventions.

Keywords: Complexity; Cartography; Contemporary art; Creative processes; Cartographic method.


Palavras-chave


Complexidade; cartografia; arte contemporânea; processos de criação; método cartográfico.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, M. Limiares da rede: Escritos sobre arte e cultura contemporânea. São Paulo: Intermeios, 2014.

______. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FRY, B. Visualizing data: exploring and explaining data with the processing environment. California – Sebastopol: O'Reilly Media, Inc., 2007.

KASTRUP, V. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-intervenção. In: CASTRO, L. R. de, BESSET, V. L. (Orgs.). Pesquisa e intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008, p. 465-489.

______.; PASSOS, E.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. Disponível em < https://labsonar.files.wordpress.com/2015/04/pistas-do-mc3a9todo-da-cartografia.pdf >. Acesso em 30 mai. 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

______. Narrativas Digitais nas Instalações do Projeto Air city Research. SUZETE, V. (org.) Anais 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília: Midialab - UnB, 2013.

HILDEBRAND, H. R.; OLIVEIRA, A.M. Das Geometrias aos Sistemas como Obra de Arte. In: VALBOM, L.; BAENA, A.; WANDERLEY, M. (Org.). 5th Internacional Conference on Digital Arts. Guimarães/Portugal: Universidade do Minho/ Leonardo Network, 2010.

MORIN, E. O método 3: conhecimento do conhecimento. Trad. J. M. da Silva. 4a edição. Porto Alegre: Sulina, 2012.

______.; MOIGNE, J. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

NASCIMENTO, R. Teoria dos signos no pensamento de Gilles Deleuze. Tese de doutorado, UNICAMP, Campinas - SP, 2012.

PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

PIMENTA, E. Arquitectura no espaço em rede. No domínio do tangível ou do intangível? 1995. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2014.

PLAZA, J.; TAVARES, M. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.

SANTOS, M. A natureza do espaço: Tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.

_______. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2008.

RHEINGOLD, H. Smart Mobs: the Next Social Revolution. Nova York: Perseus Books, 2002.




Direitos autorais 2022 Paralelo 31