HOMENAGEM À PIANISTA E POETISA YARA CAVA
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas vivências e produções artístico-culturais da Professora, Pianista e Poetisa Yara Cava. Abordamos sua iniciação ao aprendizado da música através do piano; os estudos realizados até sua formatura pelo Conservatório de Música de Pelotas, bem como sua trajetória como docente dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Música da UFPel. Passamos por algumas realizações artístico-musicais de relevância por ela realizadas. E por fim, suas vivências no campo da poesia, bem como a abordagem de sua produção literária.
Palavras-chave: Professora; Pianista; Poetisa; Vivências.
HOMENAGE AL PIANISTA Y POETISA YARA CAVA
Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar algunas experiencias y producciones artístico-culturales de la maestra, pianista y poeta Yara Cava. Nos acercamos a tu iniciación para aprender música a través del piano; los estudios realizados hasta su graduación por el Conservatorio de Música de Pelotas, así como su trayectoria como docente en los cursos de pregrado y posgrado en Música de la UFPel. Pasamos por algunos logros artísticos musicales de relevancia realizados por ella. Finalmente, sus experiencias en el campo de la poesía, así como el enfoque de su producción literaria.
Palabras clave: Maestra; Pianista; Poeta; Experiencias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRITO, Teca Alencar de. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação. São Paulo: Peirópolis; Edusp, 2015. 152p.
CAVA, Yara André Bastos. Poeiras do tempo: Autobiografia. Pelotas: Editora Livraria Mundial, 2017.
______ . Currículo. Pelotas, 2019a.
______. Entrevista concedida a Clarice Franco de Souza. Pelotas, out. 2019b.
CALDAS, Pedro Henrique. História do Conservatório de Pelotas. Pelotas: Semeador,1992.
JOSETTI, Dyla. Música – crítica de concerto. Jornal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, ago. 1951.
MULHER500.org.com. Joanídia Sodré. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.
MUSICA.ufrj.br. Joanídia Sodré. Galeria dos diretores. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.
NOGUEIRA, Isabel Porto. El pianismo en la ciudad de Pelotas (RS, Brasil) de 1918 a 1968: una lectura histórica, musicológica y antropológica. Tese (Doutorado em História e Ciências Musicais) – Universidade Autônoma de Madri, UAM, Espanha, 2001.
______. Professores e alunos: ensino e atividades artísticas. In: NOGUEIRA, Isabel. (Org.). História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel. Porto Alegre: Palotti, 2005. p.128-199.
NOGUEIRA, Isabel Porto; FERREIRA, Maria Letícia Mazzuchi; CARDOSO, Alex Vaz. A música se faz porque é vida: trajetória de vida de mulheres musicistas e a relação com o Conservatório de Música de Pelotas – RS. MÉTIS: história &cultura, Caxias do Sul/RS, v.6, n.12, jul./dez. 2007. p. 239-258.
OLIVEIRA, Sônia A. Cava de; GONÇALVES, Quezia Tabordes; SOARES, Bruno Ferreira. Entre Linhas: a vida profissional da professora e pianista Yara Cava. Artigo. Pelotas, 2017.
PROGRAMA DE CONCERTO. Recitais de Intercâmbio – YARA ANDRÉ. Rio de Janeiro, 1951.
PROGRAMA DO RECITAL. Recital Lançamento do Livro Técnica Pianística de Sônia Cava. Pelotas, 2012.
SILVA, Úrsula Rosa da. O Ensino da Arte na UFPEL: memórias da formação docente. In: Anais Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ANPAP. Compartilhamentos na Arte: redes e conexões. Santa Maria, 2015, p. 3134-3149. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s6/ursula_rosa_da_silva.pdf > Acesso em: 17 de maio de 2020.
WIKIPÉDIA. Ênio de Freitas e Castro. 2019a. Acesso 15 nov.2019.
WIKIPÉDIA. Guido Santórsola. 2019b. Acesso 15 nov.2019.
WIKIPÉDIA. Joanídia Sodré. 2019c. Acesso 15 nov.2019.
WIKIPÉDIA. Pablo Komlós. 2019d . Acesso 15 nov.2019.
MÚSICA E HISTÓRIA. DYLA JOSETTI. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.
Direitos autorais 2020 Paralelo 31