HOMENAGEM À PIANISTA E POETISA YARA CAVA

Sônia André Cava de Oliveira, Clarice Franco de Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas vivências e produções artístico-culturais da Professora, Pianista e Poetisa Yara Cava. Abordamos sua iniciação ao aprendizado da música através do piano; os estudos realizados até sua formatura pelo Conservatório de Música de Pelotas, bem como sua trajetória como docente dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Música da UFPel. Passamos por algumas realizações artístico-musicais de relevância por ela realizadas. E por fim, suas vivências no campo da poesia, bem como a abordagem de sua produção literária.

Palavras-chave: Professora; Pianista; Poetisa; Vivências.

 

HOMENAGE AL PIANISTA Y POETISA YARA CAVA 

Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar algunas experiencias y pro­ducciones artístico-culturales de la maestra, pianista y poeta Yara Cava. Nos acer­camos a tu iniciación para aprender música a través del piano; los estudios realiza­dos hasta su graduación por el Conservatorio de Música de Pelotas, así como su trayectoria como docente en los cursos de pregrado y posgrado en Música de la UFPel. Pasamos por algunos logros artísticos musicales de relevancia realizados por ella. Finalmente, sus experiencias en el campo de la poesía, así como el enfo­que de su producción literaria.

Palabras clave: Maestra; Pianista; Poeta; Experiencias.

 

 

 


Palavras-chave


Professora; Pianista; Poetisa; Vivências.

Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, Teca Alencar de. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação. São Paulo: Peirópolis; Edusp, 2015. 152p.

CAVA, Yara André Bastos. Poeiras do tempo: Autobiografia. Pelotas: Editora Livraria Mundial, 2017.

______ . Currículo. Pelotas, 2019a.

______. Entrevista concedida a Clarice Franco de Souza. Pelotas, out. 2019b.

CALDAS, Pedro Henrique. História do Conservatório de Pelotas. Pelotas: Semeador,1992.

JOSETTI, Dyla. Música – crítica de concerto. Jornal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, ago. 1951.

MULHER500.org.com. Joanídia Sodré. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.

MUSICA.ufrj.br. Joanídia Sodré. Galeria dos diretores. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.

NOGUEIRA, Isabel Porto. El pianismo en la ciudad de Pelotas (RS, Brasil) de 1918 a 1968: una lectura histórica, musicológica y antropológica. Tese (Doutorado em História e Ciências Musicais) – Universidade Autônoma de Madri, UAM, Espanha, 2001.

______. Professores e alunos: ensino e atividades artísticas. In: NOGUEIRA, Isabel. (Org.). História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel. Porto Alegre: Palotti, 2005. p.128-199.

NOGUEIRA, Isabel Porto; FERREIRA, Maria Letícia Mazzuchi; CARDOSO, Alex Vaz. A música se faz porque é vida: trajetória de vida de mulheres musicistas e a relação com o Conservatório de Música de Pelotas – RS. MÉTIS: história &cultura, Caxias do Sul/RS, v.6, n.12, jul./dez. 2007. p. 239-258.

OLIVEIRA, Sônia A. Cava de; GONÇALVES, Quezia Tabordes; SOARES, Bruno Ferreira. Entre Linhas: a vida profissional da professora e pianista Yara Cava. Artigo. Pelotas, 2017.

PROGRAMA DE CONCERTO. Recitais de Intercâmbio – YARA ANDRÉ. Rio de Janeiro, 1951.

PROGRAMA DO RECITAL. Recital Lançamento do Livro Técnica Pianística de Sônia Cava. Pelotas, 2012.

SILVA, Úrsula Rosa da. O Ensino da Arte na UFPEL: memórias da formação docente. In: Anais Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ANPAP. Compartilhamentos na Arte: redes e conexões. Santa Maria, 2015, p. 3134-3149. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s6/ursula_rosa_da_silva.pdf > Acesso em: 17 de maio de 2020.

WIKIPÉDIA. Ênio de Freitas e Castro. 2019a. Acesso 15 nov.2019.

WIKIPÉDIA. Guido Santórsola. 2019b. Acesso 15 nov.2019.

WIKIPÉDIA. Joanídia Sodré. 2019c. Acesso 15 nov.2019.

WIKIPÉDIA. Pablo Komlós. 2019d . Acesso 15 nov.2019.

MÚSICA E HISTÓRIA. DYLA JOSETTI. 2019. Disponível em: Acesso 15 nov. 2019.




Direitos autorais 2020 Paralelo 31