ODETTE ERNEST DIAS: A PEDAGOGIA DA AUSÊNCIA DE SISTEMA

Raul Costa d'Avila

Resumo


Esta apresentação ao VI SIGAM é uma adequação do capítulo III (Odette: discurso e percurso) de minha tese “ODETTE ERNEST DIAS: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, com apoio da CAPES através de uma bolsa do Programa Demanda Social. Defendida em abril de 2009, a tese teve como orientador o Prof. Dr. Lucas Robatto e coorientador o Prof. Dr. Joel Barbosa. Ela se propõe a proporcionar o leitor uma panorâmica do percurso de vida da flautista, na tentativa de desvelar, através de seu discurso repleto de questionamentos, filosofar como ela chegou ao ensino, se tornou professora, promovendo um sistema de ensino que é, “se é que existe”, como ela mesma disse, “justamente a ausência de sistema”. Constatei uma perspectiva pedagógica composta por respeito, flexibilidade, expressão própria e incentivo ao questionamento, que exerceu uma influência expressiva sobre o comportamento de seus alunos, tornando-os profissionais caracterizados pela diversidade, enquanto flautistas, e pela comunhão de sentimentos, linha de pensamento e atuação, enquanto professores.

Palavras-chave: Odette Ernest Dias; Ensino de flauta; Pedagogia musical.

 

ODETTE ERNEST DIAS: THE PEDAGOGY OF SYSTEM ABSENCE

Abstract: This presentation to VI SIGAM is an adaptation of chapter III (Odette: dis­course and path) of my thesis “ODETTE ERNEST DIAS: discourses on a pedagogical perspective of the flute”, presented to the Graduate Program of Music of the School of Music from the Federal University of Bahia, supported by a CAPES Scholarship grant from the Social Demand Program. Defended in April 2009, the thesis was advised by Prof. Dr. Lucas Robatto and cosupervisor Dr. Joel Barbosa. It proposes to provide the reader with an overview of the flutist's life journey, in an attempt to un­veil, through Odette’s questioned-filled discourse, and philosophizing on how she came to teaching and became a teacher, promoting a teaching system, that is, “if there is", as she has said, "precisely the absence of a system". I found a pedagogical perspective composed of respect, flexibility, self expression and incentive to questioning, which exerted great influence on the behavior of her students, making them pro­fessionals characterized by diversity, as flutists, and by sharing feelings, a line of thought and action, as  teachers.

Keywords: Odette Ernest Dias; Teaching the flute; Musical pedagogy.


Palavras-chave


Odette Ernest Dias; Ensino de flauta; Pedagogia musical.

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