ASSUNÇÃO GONÇALVES: ARTISTA E EDUCADORA DO CARIRI CEARENSE

Ana Cláudia Lopes de Assunção

Resumo


Este trabalho aborda a artista Assunção Gonçalves (1916-2013), oriunda da região do Cariri cearense, a partir da análise dos materiais e técnicas pictóricos explorados pela artista e de suas contribuições para o ensino/aprendizagem na sala de aula. Na análise das obras, buscou-se identificar seu processo de criação e suas relações com a cultura local, tendo como foco desse processo a trajetória de vida da artista e as conexões com sua produção, reconhecendo seu estilo, temáticas abordadas, técnicas e materiais explorados. Tratou-se de identificar quais as influências que a pintura de Assunção Gonçalves exerce sobre a cultura local e de que forma a artista organizou e sistematizou suas ideias e seus questionamentos para realizar suas pinturas. Além de suas pinturas, a artista é reconhecida como guardiã da memória da cidade de Juazeiro do Norte e como Mestre da Cultura pela execução de suas rendas e seus bolos confeitados, tendo recebido várias homenagens. Pretende-se que este trabalho dê visibilidade à trajetória de vida de Assunção Gonçalves como artista e educadora, podendo ser fonte de referência para o ensino/aprendizagem de Arte, assim como possa instigar os estudantes, professores/artistas/pesquisadores a buscar compreender as possibilidades e limitações dos materiais artísticos no campo da Pintura.

Palavras-chave: Assunção Gonçalves; Processo criativo; Ensino/aprendizagem em Arte; Cariri cearense.


ASSUNÇÃO GONÇALVES: ARTIST AND EDUCATOR FROM THE CARIRI REGION, IN THE STATE OF CEARÁ

Abstract: This paper is about the Brazilian artist Assunção Gonçalves (1916-2013), from the Cariri region of the Ceará District, in Brazil, and discusses her contributions to tea­ching and learning processes in education based on the analysis of materials and picto­rial techniques used by the artist. The analysis of her productions identifies the artist’s creative process and her relationship to local culture, as well as her life jour­ney and how it relates to her paintings. Assunção’s painting style, themes and materials used are addressed. The artist’s influences on local culture and how she organized and systematized her ideas and pictorial issues are identified. In addition to her painting, Assunção has been acknowledged as a gaurdian of the memory guardian of the city of Juazeiro do Norte, and as a Master of Culture for her award winning handmade lace and decorated cakes. This paper in­tends to enlighten readers about Assunção Gonçalves’ life journey as artist and educator, as well as to raise concern on her opportunities to become a reference in art teaching and learning processes taught by teachers, artists and researchers that aim understand the possibilities and limitations of artistic material on painting.

Keywords: Assunção Gonçalves; Creative Process; Art teaching and learning pro­cesses; Cariri region. District of Ceará.

 

 


Palavras-chave


Assunção Gonçalves; Processo criativo; Ensino/aprendizagem em Arte;

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Referências


ALENCAR, Petrônio Sampaio. Assunção Gonçalves: um estudo biográfico. Crato: Graduação em História/URCA, 2003. Relatório.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras Acadêmicas Brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2008.

TAVARES, Íris. Assunção Gonçalves: Uma vida dedicada à arte. Juazeiro do Norte: Edições IPESC – URCA, 1997.

ENTREVISTAS

ALENCAR, Petrônio Sampaio. Entrevista concedida a Ana Cláudia Lopes de Assunção. Câmera digital (60min.). Juazeiro do Norte, abr. 2014.

GONÇALVES, Maria Assunção. Entrevista concedida a Petrônio Sampaio Alencar. 1 fita cassete (150 min.). Juazeiro do Norte, out. 2003.

MENEZES, Francisca Gonçalves. Entrevista concedida a Ana Cláudia Lopes de Assunção. Câmera digital (60min.). Juazeiro do Norte, abr. 2015.

KARIMAI, Luiz. Entrevista concedida a Petrônio Sampaio Alencar. 1 fita cassete (150 min.). Juazeiro do Norte, out. 2003.




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