Aberturas à conversação: dois exercícios de aula na licenciatura, a formação docente em artes visuais e a arte na escola

Carmen Lúcia Capra

Resumo


O texto parte do relato sobre um exercício com alunos de alistar as imagens marcantes de suas vidas e formação, realizado na aula de arte contemporânea, no momento pulsante da eleição presidencial iminente, e elaborado com o intuito de envolver os alunos, prestes a formarem no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, em conversas abertas. Ao encontrar as próprias referências e história com as imagens dos alunos, o texto toca na potência e transformação que um curso de licenciatura deveria fazer, considerando os efeitos das políticas da arte na licenciatura em artes visuais e uma dimensão política da formação docente.

 

Opening up the conversation: two class exercises in the licentiate course, teacher training in visual arts and art in the school


Abstract:

The text begins with an account of an exercise carried out in contemporary art class, in which each student made a list of the images that most affected their lives and education, an activity created with the intention to open up conversations with students who were about to graduate in the Licentiate Teaching Course in Visual Art at the State University of Rio Grande do Sul(UERGS), at a very pulsating and controversial moment, just before the 2018 presidential election in Brazil. In finding their own references and history through talking about the students' images, the text touches on the potential and transformation that a licentiate teaching course should achieve and considers the effects of art policies on a licentiate course in visual art and the political dimension of teacher training. 


Palavras-chave


Políticas da arte; licenciatura; artes visuais; formação docente; educação.

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Referências


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CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Educação, 2017. Tese de Doutorado. 293f. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10183/174852>. Acesso em 11 set. 2018.

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