DeslOCC PARA MARAMBAIAR: ROTEIROS, NARRATIVAS E ESPAÇOS DE ARTISTA

Eduarda (Duda) Azevedo Gonçalves, Alice Monsell, Guilherme Tavares, Beatriz Rodrigues Ferreira, Fernanda Tomiello, Laura Sacco, Fabricio Marcon, Flavia Leite, Tôni Rabello, Carla Viviane Thiel Lautenschläger, Mariane D’Avila Rosenthal, Camila Hein, Carla Borin, Matheus Alfonso Lopez Jesus, Raquel Andrade Ferreira

Resumo


Uma das táticas do DeslOCC [Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas - CNPq/UFPel] é caminhar, observar e descobrir a cidade: traçamos pontos de deslocamento, percorremos coletivamente ou individualmente os trajetos que nos levam as mais distintas narrativas do espaço, da vida, da arte, da cidade e seus arredores e de nós. O deslocamento é concebido como poética, piquenique, paisagem, vídeo, diálogo, ambiente, desenho, som, fotografia, cartão postal, cartografias, etc. Entre tantos percursos traçados e percorridos em longas e breves caminhadas fomos a Marambaia em Rio Grande em vários momentos, desde 2012, uma pequena comunidade na outra margem do canal São Gonçalo que costeia Pelotas, foi ali que surgiu o Marambaiar, um conjunto variado de modos de ver e experimentar o local.

 

FROM DeslOCC TO MARAMBAIAR: ITINERARIES, NARRATIVES AND ARTIST SPACES

 Abtract: One of the tactics of DeslOCC [Research Group Displacements, Observances and Contemporary Cartographies - CNPq/UFPel, Pelotas, Brazil] is to walk, observe and discover the city: we plot courses of displacement, in groups or individually, we follow paths that lead us through many different narratives about space, life, about art, the city and its surroundings and about ourselves. Displacement is conceived as poetic, as picnic, as landscape, as video, as dialogue, as environment, as drawing, as sound, as photography, as postcard, cartographies, etc... Amid so many courses charted and trips taken in long and short walks, in 2012, we took various trips to Marambaia in Rio Grande, a small community near Pelotas, on the other side of the banks of the São Gonçalo Channel, it was there Marambaiar was brought into being, an ensemble of different ways of seeing and experiencing the locale.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Paralelo 31