REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE ARTE, VISUALIDADES E COTIDIANO

Raimundo Martins

Resumo


Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre as formas de abordar na prática docente a experiência visual e as cenas do cotidiano em sala de aula, produzindo assim conhecimento sobre o mundo social. Os registros visuais do cotidiano discutidos aqui provêm de fontes variadas: de um jornal digital da cidade do Rio de Janeiro, de intervenções urbanas de artistas universitários, dos lambe-lambes Outings do artista francês Julien de Casablanca e do projeto Mulheres são Heroínas do fotógrafo JR. A partir da amostragem de  imagens que registram essas produções, desenvolve uma reflexão sobre a ideia de “pequenos relatos” em Jean-François Lyotard (2010) e as epistemologias do ponto de vista, em Denzin (1997) e Zavala (1996), da qual emerge a proposição para intensificar o trabalho pedagógico com metodologias visuais colaborativas e participativas.

 

REFLECTIONS ON ART EDUCATION, VISUALITIES AND EVERYDAY LIFE

Abstract:   This paper proposes reflection about the ways the teacher can work with visual experiences and everyday scenes in the classroom, while also producing knowledge about the social world. Visual records of everyday life are considered, such as daily scenes recorded in one of Rio de Janeiro’s digital newspapers; as well as urban interventions by university students; the Outings series of street posters by French artist Julien de Casablanca and JR’s photographic project Women Are Heroes. Presenting experiences related to these everyday visualities leads to reflection about “small narratives” in Jean-François Lyotard (2010) and the epistemologies of points of view, in Denzin (1997) and Zavala (1996), from which emerges a proposition to intensify pedagogical practice with collaborative and participative visual methodologies.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2016 Paralelo 31