As possibilidades de um projeto arqueológico em uma Faculdade de Educação
Resumo
Resumo: O trabalho tem como intuito apresentar o desenvolvimento atual do projeto “Arqueologia e Educação: possibilidades de estudo sobre o passado da região de Poços de Caldas”, atualmente focado em ações educativas. Traz uma breve discussão sobre a cultura material como patrimônio arqueológico. Apresenta ações educativas realizadas pelo projeto com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) de uma escola pública de Poços de Caldas. Demonstra os resultados parciais obtidos de uma sondagem realizada por meio da aplicação de um questionário voltado aos alunos. O objetivo foi aferir o que os alunos pensam e sabem sobre Arqueologia, sua importância, e se é possível realizá-la em Poços de Caldas e região.
Abstract: The work has as purpose to present the current development of “Archaeology and Education: possibilities for studying the past of the region of Poços de Caldas project”, currently focused on educational actions. Presents educational activities realized by the project with students of the elementary school II (6th to 9th grade) in a public school located in Poços de Caldas. Shows the partial results of a survey answered by the targeted students. The objective was to measure what students think and know about Archeology, its importance, and the possibility to bring it to Poços de Caldas and region.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
ALMEIDA, M. B. de. Muito prazer, eu sou um arqueólogo (a): a importância da apresentação da arqueologia para o publico. XII Congresso da Sociedade Brasileira de Arqueologia. São Paulo: setembro/2003. CD-ROM.
BARRETO, E. A. et al. Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia, 2008.
CARVALHO, A.; MENEZES, V. Práticas em Arqueologia Pública: considerações a cerca do projeto “LAP com as Escolas”. Anais I Semana de Arqueologia. “Arqueologia e Poder”. Campinas. Disponível em: . Acesso em: 05/11/2013.
CURY, M. X. Para saber o que o público pensa sobre arqueologia. Revista de Arqueologia Pública, São Paulo, n. 1, p. 31-48, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRUNBERG, E. Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007.
HORTA, M. de L. P. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/ Museu Imperial, 1999.
LIMA, L. P. Algumas considerações sobre as ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena: um estudo de caso em Londrina-PR. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, n. 06, 2012.
PAIVA, S. S. W. de. Prefácio. In: BARRETO, E. A. et al. Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia, 2008.
RODRIGUES, R. A.; NISHIKAWA, D. L. L. A Arqueologia vai à Escola. Grupos de Estudos Arqueológicos GEA/CEIMAM/FUNDAÇÃO ARAPORÃ. Projeto de intervenção pedagógica. Março, 2013
SCHIAVETO, S. N. O.; GILAVERTE, A. P.; ANDRADE, D. S. Projeto Arqueologia e Educação: um olhar para o passado da região de Poços de Caldas. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, n. 07, 2013.
ZORZI, M.; VERGARA, F.; MACIEL, L. L; SCHWANZ, J. K. Considerações conceituais e metodológicas sobre projetos de educação patrimonial. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, n. 04, 2011.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v12i23.4154