A QUESTÃO RACIAL NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - LEI 10639/03, O SERVIÇO SOCIAL E A ACADEMIA
Resumo
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo subsidiar a discussão que se tem feito a respeito da não concretização dos direitos garantidos pela Lei 10639/03, analisar a origem das relações étnicas raciais desiguais, apresentando o Assistente Social como figura que tem em seu código de ética os fundamentos para atuar ao lado de movimentos sociais, bem como o combate a qualquer tipo de preconceito, e o papel da academia na formação de profissionais que iram colocar esta e outras políticas públicas em pratica.
Abstract:
This following work has the objective of subsidize the discussion that has been made about the non-concretization of the rights guaranteed by the Law 10639/03, to analyze the origin of the unequal ethnic relations, presenting the Social Worker as a character that has in their ethics code the foundations to act beside the social movements, and to combat any kind of prejudice, and the role of the academy on the formation of the professionals that will put this and others public policies into practice.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CFESS. Código de ética do/a Assistente Social.Brasília: CFESS. 1997.
FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala. 34ª ed.Rio de Janeiro: Record 1998.
GUIMARÃES, A. Pelotas tem maior população negra do interior. Diário Popular. Pelotas, 19 nov. 2006.
GUTIERREZ, E. Negros, Charqueadas & Olarias:um estudo sobre o espaço pelotense. Pelotas: UFPEL, 2001.
KÜHN, F. Breve história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Leitura XXI, 2011.
ORTIZ, R. Cultura Brasileira e Identidade Nacional.São Paulo: Brasiliense, 2006.
SENADO. Constituição Federal de 1988. Portal Senado Federal, Brasília, 06 ago. 2013. Disponível em . Acesso em: 08/10/2013.
SILVA, M. O. S. (ed.).Política habitacional brasileira.São Paulo: Cortez, 1989.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i22.3338