SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO: O ESTUDO DA PRÉ-HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FORMAL

Izabela Rezende Bahia, Luiz Oosterbeek

Resumo


Resumo:
O artigo propõe uma nova reflexão sobre o estudo da Pré-História socializado desde os primeiros anos de vida escolar, tomando como enfoque a importância deste conhecimento como praxis na educação infantil. Discute os contributos da Pré-História para os alunos do 1º ciclo (fundamental) e faz um breve histórico sobre o sistema educativo definindo a pedagogia e a didática como viés articulador das práticas do sistema de ensino formal. Conclui com a enumeração de fatores relevantes ao estudo da Pré-História como princípio e fundamento para a compreensão da própria espécie.

Abstract:
The paper proposes a new reflection on the socialization of Pre-Historic studies since the early school years, focusing the relevance of such knowledge as praxis in child education. The contributes of Prehistory to elementary school students are discussed and a brief analysis of the education system’s history is made, defining pedagogy and didactics as pivotal trends of the formal education system’s practices. It concludes with the enumeration of relevant factors for the study of Prehistory as principle and fundament for the understanding of our species.


Palavras-chave


Socialização do Conhecimento, Pré-História, Educação, Património

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DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i21.2852

 
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