TORRES RELUZENTES: OS EMBRECHADOS EM IGREJAS DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Fabiana Comerlato, Cidália de Jesus Ferreira dos Santos Neta

Resumo


Resumo:
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise do agenciamento e padrão de louças usados na arte do embrechamento em quatro igrejas das cidades de Cachoeira e São Félix, Recôncavo da Bahia. Em especial, foi realizado o estudo de composição de uma das faces da torre sineira da Igreja de Belém, distrito de Cachoeira. Esta ornamentação muito comum em igrejas de Alagoas e na Bahia fez uso da faiança fina e outros materiais como forma de reciclagem, compondo padrões decorativos com soluções estéticas próprias para o revestimento de cada torre sineira no século XIX.

Abstract:
This article presents the results of an analysis of the agency and patterns used in a mosaic technique called tesselated, found in four churches in the cities of Cachoeira and São Félix, both located in a region of the state of Bahia known as the Recôncavo. Specifically, the paper examines aesthetic elements of one of the faces of the bell tower of the Church of Belém, a neighborhood in Cachoeira. Its style of ornamentation was often used in the churches of Alagoas, while in Bahia, faience and other materials were introduced as a form of recycling, involving decorative patterns with a unique aesthetic approach in covering church towers in the nineteenth century.


Palavras-chave


Embrechados, Torres sineiras, Faiança fina, Recôncavo, Bahia

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERGARIA, I.S. Os embrechados na arte portuguesa dos jardins. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 1997.

ALCÂNTARA, D. (org.). Azulejos na cultura luso-brasileira. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, IPHAN, 1997.

BRANCANTE, E. O Brasil e a cerâmica antiga. São Paulo: Cia. Litográfica Ypiranga, 1981.

COMERLATO, F. Representações rupestres do litoral de Santa Catarina. 2005. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

COSTA, L. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN, n. 5, p. 9-104, 1941.

COSTA, C.A.S. Materiais construtivos do sítio da primeira catedral do Brasil: modelos de estudo para telhas, tijolos, cravos e azulejos aplicados aos materiais do sítio da antiga igreja da Sé, Salvador, Bahia. Clio Arqueológica, n. 19, vol 2., 2005.

DE RANIERI, W. A Cerâmica Artística na Arquitetura do Século XIX na cidade do Rio de Janeiro. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1958.

ETCHEVARNE, C. Reciclagem de faiança em Salvador. Contextos arqueológicos e tipos de utilização. CLIO - Série Arqueológica (UFPE) n. 16, Recife: EDUFPE, 2003, p. 103-118.

FUNARI, P. P. A.; CERQUEIRA, F. V.; NOBRE, C. K. Arqueologia Histórica, Memória e Patrimônio em Perspectiva Multidisciplinar: Contribuições da Arqueologia, História, Literatura, Arquitetura e Urbanismo. Pelotas: IMP, LEPAARQ/UFPel, Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, 2009. 256p.

KNOFF, U. Azulejos da Bahia. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Ed.; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1986.

LIMA, T. A. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões culturais e limites sociais no Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 3, p. 129-191, jan/dez. 1995.

MACHADO, Z. M. O. Embrechado: uma abordagem iconográfica na parede do jardim da casa 34 na cidade de Salvador. 20° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011, p. 3023-3035.

MACHADO, Z. M. O. Embrechado como representação de arte: repertório religioso do século XIX em Maceió, Nazaré, Jaguaripe e Salvador. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) Faculdade Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MARCONDES, L.F. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1998. MECO, J. Os embrechados. Monumentos, Lisboa, n. 7, p. 51-53, set. 1997.

NAEHER, J. Excursões na Província da Bahia: a terra e a gente da Província brasileira da Bahia. Salvador: Cian, 2011.

OTT, C. História das Artes Plásticas da Bahia (1550-1900). Salvador: Alfa Gráfica e Editora Ltda, 1993.

SIMÕES, J. M. S. Azulejaria Portuguesa no Brasil (1500-1822). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.

TOCCHETTO, F. B.; SYMANSKI, L.C.P.; OZÓRIO, S.R.; OLIVEIRA, A.T.D.; CAPPELLETTI, A. M. A Faiança Fina em Porto Alegre: Vestígios arqueológicos de uma cidade. Porto Alegre: EU| Secretaria Municipal da Cultura, 2001.




DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i21.2520

 
Contador de visitas