Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico

Eliane Araujo Silva

Resumo


Esta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes.

 

Abstract:

This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives.

 

 

 

Palavras-chave


Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Historiografia

Texto completo:

PDF

Referências


Oliveira, A.L.N . Entre “Bricolagens” e Narrativas : possibilidades para um “fazer” historiográfico. Recife, PE: Editora IGP, 2021.




DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v19i38.21470

 
Contador de visitas