Aspectos Tecnomorfológicos e Estílisticos da Cerâmica Pintada Guarani do Sítio Adão Sasanoviz (Alto Rio Uruguai)
Resumo
Resumo:
O trabalho analisa aspectos tecnomorfológicos e estilísticos da cerâmica pintada, proveniente do sítio Adão Sasanoviz da unidade arqueológica Guarani, situado na margem catarinense, município de Caxambu do Sul, no Alto Rio Uruguai. A amostra analisada corresponde a 148 fragmentos de cerâmica, incluindo peças semi-inteiras. A análise dos atributos morfológicos e estilísticos foi realizada de forma macroscópica, enquanto que, para as análises das pastas e dos pigmentos, foram empregadas lâminas petrográficas e análises físico-químicas de MEB-EDX respectivamente. Os dados obtidos revelam diferenças entre as formas, os tipos de traços, campos gráficos e preferências quanto ao uso das cores. Os desenhos em sua maioria geométricos foram aplicados em vasilhas de morfologias mais abertas, preferencialmente cambuchí caguabá e ñaembé, embora também ocorram em vasos grandes e mais fechados como os cambuchí. As peças pintadas na face externa apresentam dois ou mais campos pintados, localizados na parte superior e as peças com pintura interna apresentaram toda a superfície pintada, muito embora estruturalmente os desenhos possam ser contínuos ou descontínuos. A análise revelou, também, que a combinação preferida quanto às cores empregadas foi a base branca com traços vermelhos, ainda que o contrário também ocorra. Os pigmentos usados provavelmente são óxido de ferro para a cor vermelha, argila branca para a cor branca e um composto de manganês / carbono para a cor preta. A composição da pasta mostra o predomínio da matriz argilosa e uma grande variabilidade na quantidade de inclusões e tipo de tempero utilizado.
Abstract:
This study analyzes technomorphological and stylistic features of painted pottery from the Adão Sasanoviz site, belongs to the Guarani archaeological unit. The site is located in the upper Uruguay River, Caxambu do Sul County, Santa Catarina State (Brazil). The sample included here corresponds to 148 sherds. The analysis of the morphological and stylistic attributes was performed macroscopically, while for the analysis of fabric and pigments, thin sections and MEB-EDX were used respectively. The data obtained reveal differences between the shapes of the vessels, colors, and the technological style used to decorate the pottery. The painted designs, mostly geometric, were applied in small to medium vessels of open morphologies, locally named cambuchí caguabá and ñaembé, although they also occur in large vessels such as cambuchí. The external paint often is arranged in two or more fields, on the external upper area of the vessels. In the interior of the vessels, the paint covers most of the internal surface. The pigments used probably are iron oxide for red color, white clay for white color, and a manganese/carbon compound for the black color. Fabric composition shows the predominance of the clay matrix, and a high variability of the quantity of inclusions and tempertype used.
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