Percepções sobre patrimônio cultural, efetividades e possibilidades

Alejandra Saladino, Tiago Silva Alves Muniz

Resumo


As Perguntas & Respostas (Q&A) abaixo convidam à reflexão sobre patrimônio cultural, sua institucionalização, conflitos/negociação e abordagens desde o patrimônio aplicado aos estudos de patrimônio crítico. Aspectos sobre patrimônio integral, educação patrimonial, patrimônio arqueológico e sua relação com museus, profissionais da arqueologia e sociedade são alguns dos tópicos aqui abordados. Para debater tais tópicos, Alejandra Saladino, museóloga, especialista em conservação, mestra em arqueologia e professora Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN) compartilha seu ponto de vista mirado para uma sociedade sustentável.

 

Abstract: The Questions & Answers (Q&A) below invites to reflect on cultural heritage, its institutionalization, conflicts / negotiation and approaches from applied heritage to critical heritage studies. Aspects about integral heritage, heritage education, archaeological heritage and its relationship with museums, archeology professionals and society are some of the topics covered here. To discuss such topics, Alejandra Saladino, museologist, conservation specialist, master in archeology and professor Department of Museological Studies and Processes at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) and the Professional Master in Cultural Heritage Preservation (IPHAN) shares their point of view aimed at a sustainable society.


Palavras-chave


patrimônio aplicado, patrimônios futuros, estudos de patrimônio crítico, educação em museus, educação patrimonial, teoria e método em arqueologia, sustentabilidade

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DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v17i34.19228

 
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