"HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ENSINO CÍVICO”: UM INSTRUMENTO REPUBLICANO DE CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL GAÚCHO
Resumo
RESUMO:
Partindo da perspectiva de que o Compêndio Escolar foi uma tecnologia do imaginário, importante na propagação dos ideais republicanos no Rio Grande do Sul, este trabalho procurou analisar a obra “História do Rio Grande do Sul para o Ensino Cívico”, diante desse processo de construção de um imaginário social gaúcho, uma vez que,diante da implantação da República, procurou-se estabelecer relações entre o civismo e a moral exigida pela construção da nova pátria. Além disso, estudamos as alterações das diversas edições do compêndio em questão, ao longo das fases do Partido Republicano Riograndense (PRR) no panorama nacional e regional. Evidenciou-se, então, a progressiva exaltação do civismo individual como forma de legitimar as elites do PRR nos governos do Rio Grande do Sul.
ABSTRACT:
Leaving of the perspective that the School Summary was a technology of the imaginary important in the propagation of the republican ideals in Rio Grande do Sul, this work tried to analyze the work "History of Rio Grande do Sul before for the Civic Teaching" of that process of construction of a social imaginary gaucho. Ahead of the implantation of the Republic it was looked to establish relations between the patriotism and the moral ethics demanded for the construction of the new native land. It is looked, of this form, to analyze the alterations of diverse editions of the compendium in question throughout the phases of the PRR in the national and regional panorama. As partial conclusions we point out the gradual dither of the individual patriotism as form to legitimize the elites of the PRR in the governments of the Rio Grande do Sul.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maximiliano M. M. de. Livros didáticos de História e Geografia do Rio Grande do Sul para as Escolas Elementares. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduados em História: História das Sociedades Ibéricas e Americanas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
ANSART, Pierre. Ideologia, Conflito e Poder. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
BACZKO, Bronislaw. Imaginação Social. Enciclopédia Einaldi (Antropus-homem). Portugal: Imprensa Nacional, 1985. Vol. 5.
BOEIRA, Nelson. O Rio Grande de Augusto Comte. In: DACANAL, J.H.;
GONZAGA, S. (orgs.) RS: Cultura e Ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.
CARNEIRO, Paulo (org.). Idéias políticas de Júlio de Castilhos: introdução, notas bibliográficas, cronologia e textos selecionados. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Brasília: Senado Federal, 1981.
CHARTIER, Roger. Uma crise da História? A história entre a narração e o conhecimento. In: PESAVENTO, Sandra J. (org.). Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.
GIUSTI, Carmen Lúcia Lobo et all. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2006. www.ufpel.tche.br/prg/sisbi. Acesso em 24/11/2007.
GUIMARÃES, João Pinto. O Rio Grande do Sul para as escolas. Porto Alegre: Livraria Americana, 1896.
MAIA, João Cândido. História do Rio Grande do Sul Para o Ensino Cívico. Nova Edição. Porto Alegre: Officinas a vapor da Livraria Americana, 1900.
ed. Porto Alegre: Selbach e Mayer, 1907.
Novíssima Edição. Porto Alegre: GLOBO, 1920.
Novíssima Edição. Porto Alegre: Selbach, 1927.
MARTINS, Ari. Escritores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS-IEL, 1978.
MUNAKATA, Kazumi et al. Livro didático e formação de professores são incompatíveis? In: MARFAN, Marilda Almeida (org.). Simpósio do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: Formação de Professores. Brasília: MEC, SEF, 2002.
OLIVEN, Ruben G. Mitologias da nação. In: FÉLIX, L; ELMIR, C. Mitos e Heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: UFRGS, 1998 (p. 23-39)
PESAVENTO, Sandra. A burguesia gaúcha: dominação do capital e disciplina do trabalho (RS: 1889-1930). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
PINHEIRO, José Feliciano Fernandes. Anais da Província de São Pedro. 5.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
SCHNEIDER, Regina Portella. A instrução pública no Rio grande do Sul (1770- 1889). Porto Alegre: UFRGS/EST, 1993.
SILVA, Antônio Moraes. Diccionario da Língua Portuguesa. 6.ed. (melhorada e muito acrescentada pelo desembargador Agostinho de Mendonça Falcão). Lisboa: Typographia de Antônio José da Rocha, 1858. Tomo I.
SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2003.
TAMBARA, Elomar. Positivismo e Educação. Pelotas: Ed. Universitária / UFPel, 1995.
& ARRIADA, Eduardo. Leis, Atos e Regulamentos sobre a Educação
Imperial na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Coleção em CD Documentos da Educação Brasileira. Brasília-DF: INEP, 2004.
VILLAS-BÔAS, Pedro. Notas de bibliografia sul-rio-grandense. Porto Alegre: A Nação / SEC, 1974.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v3i5/6.1326