EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?

Angélica Kohls Schwanz

Resumo


RESUMO:

O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.

ABSTRACT:

This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review.

 


Palavras-chave


Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ABREU, Regina & CHAGAS, Mário (orgs). Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

CABRAL, Magali. Comunicação, educação e patrimônio cultural. Trabalho apresentado no Minicurso Museu e Educação do 8o Fórum Estadual de Museus, Rio Grande, 2002.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Memória e Sociedade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S/A, 1990.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha. Memórias institucionalizadas de Culturas Afro-Brasileiras. Trabalho apresentado no curso: Tratamento Museológico da Herança Patrimonial. Museu da Baronesa: Secult, Pelotas, 2003.

FÉLIX, Loiva Otero. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 1998.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Minidicionário da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

GIL, José. Corpo, espaço e poder. Lisboa: Litoral Edições, 1988.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: Tomaz Tadeu da Silva (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Introdução às memórias de Thomaz Davatz. In: Maria Odila Leite da Silva Dias (org.). São Paulo: Ática, 1985.

ITAQUI, José . Educação patrimonial: a experiência da quarta colônia. Santa Maria: Palotti, 1998.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras et all. Guia básico de educação patrimonial. Brasília, Museu Imperial / IPHAN / MinC, 1999.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MENDES, José Manoel de Oliveira. O desafio das identidades. In: Boaventura de Souza Santos. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: A diversidade cultural no Brasil nação. Petrópolis: Vozes,1992.

SANTIN, Silvino. A imigração esquecida. Porto Alegre: Escola superior de Teologia, 1986.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Thomaz Tadeu da Silva (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322

 
Contador de visitas