O SÍTIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO DA “CALDEIRA”, ANCHIETA, ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE PRELIMINAR DE DOIS NAUFRÁGIOS
Resumo
O projeto CALDEIRA trata essencialmente do estudo e registo não intrusivo de uma área onde foi possível registar a presença de dois naufrágios. Estes localizam-se em Anchieta, Estado de Espirito Santo, próximo ao antigo porto, junto à costa.
Os trabalhos foram desenvolvidos por uma equipa interdisciplinar, sob a coordenação do Instituto Politécnico de Tomar e da empresa Windive.
Pelos vestígios reconhecíveis os mesmos foram integrados num quadro cronológico que os remete para o séc. XIX e inícios do século XX. A área de dispersão, ainda que os vestígios se apresentem soçobrados, encontram-se espalhados por aproximadamente os 10.000m2, dificultando a sua perceção e relação entre os destroços.
No ano de 2016, devido a diferentes condicionantes, foram realizados 6 mergulhos de reconhecimento, pelo que os dados obtidos são preliminares. Considerando a importância do achado pensamos ser pertinente trazer a público os primeiros resultados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
RODRIGUES, Luis Henrique – Anchieta 2030- Avenidas para o crescimento e Desenvolvimento Sustentável, p. 7. 2014
CARVALHO, Mauricio. Sistema de informações de naufrágios (internet): lista de naufrágios ocorrido no Estado do Espirito Santo – Brasil: Naufrágios do Brasil. Disponível em: http://www.naufragiosdobrasil.com.br/espiritosanto.htm, consultado em fevereiro 2016; NEVES, Luiz Guilherme Santos; PACHECO, Renato; FERREIRA, Renata; MURARI, Jonas. História, Geografia e Organização Social e Política do Município de Anchieta. Vitória: Brasília, 1995. 133 p. COSTA, Luíz Muri; FIGUEIREDO, Alexandra – Relatório do projeto Caldeira: Pesquisa Arqueológica Subaquática na região de Caldeira, Município de Anchieta- ES., IPHAN, Espírito Santo. 2016. 98 p.
DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v14i27.10839