USOS DO PASSADO E ESTATUÁRIO NAS REFORMAS URBANAS EM RECIFE NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Rafael Arruda Silva, Renato Pinto

Resumo


RESUMO: 

Propõem-se pôr em prática um estudo acerca dos Usos do Passado Clássico em uma dimensão visual social que pretendia uma legitimação do processo de construção de modernidade em Recife nas primeiras décadas do século XX. Especificamente, a abordagem se prenderia às estátuas importadas da Fundição Val d’Osne localizadas na ponte Maurício de Nassau, ponto expressivo na história urbanística da cidade de Recife.

ABSTRACT: 

This paper aims to carry out a study about the Uses of the Classical Past as a visual and social dimension that sought to legitimize the process of modernity construction in Recife in the first decades of the twentieth century. Essentially, the focus here is on the statues imported from the Val d’Osne art foundry and thenceforth placed on the Maurício de Nassau Bridge, a distinct feature in the urban history of the city of Recife.


Palavras-chave


Patrimônio, Usos do Passado, Espaço Urbano

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DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v14i27.10723

 
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