As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.

Manolita Correia Lima, Claudia Cristiane dos Santos Silva, Ivor Prolo, Danilo Martins Torini

Resumo


O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.

Palavras-chave


Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública

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