A Relação entre Línguas Estrangeiras e o Processo de Internacionalização: Evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal

Kyria Rebeca Finardi, Jane Meri Santos, Felipe Guimarães

Resumo


O trabalho discute o papel e a relação entre globalização e línguas estrangeiras no processo de internacionalização do ensino superior. Com esse fim, o artigo revisa estudos sobre o papel das línguas estrangeiras em geral, e do inglês em particular, no processo de internacionalização do ensino superior. A fim de subsidiar a discussão proposta no artigo, um estudo de caso foi realizado e descreve a criação de uma coordenação de letramento internacional dentro da estrutura da Secretaria de Relações Internacionais de uma universidade federal do sudeste. A coordenação descrita tem como objetivo apoiar as ações de internacionalização que perpassam o uso, ensino e aprendizado de línguas nessa instituição. Os resultados do estudo de caso sugerem que a criação de uma coordenação de línguas dentro da estrutura da secretaria de relações internacionais da instituição investigada foi positiva para o desenvolvimento das línguas estrangeiras e do processo de internacionalização nessa instituição.


Palavras-chave


Internacionalização; Línguas Estrangeiras; Secretaria de Relações Internacionais

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