Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.

Rosangela Malachias

Resumo


O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras.


Palavras-chave


Mulheres Negras; Líderes; Educação; Educomunicação; Diálogos.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, MB – Vida cotidiana: um desafio político e teórico para o feminismo. In: Cadernos de Críticas Feminista. Ano III, No. 2 – dez. 2009, pp.44-79.

COLLINS, PH - Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016. Disponível em . Acesso em 15 de maio de 2017.

FALS BORDA, O - Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: Brandão, Carlos Rodrigues – Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense, 1988.

FREIRE, Paulo – Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980.

GADOTTI, Moacir - Convite à Leitura de Paulo Freire. São Paulo, Editora Scipione, 1991.

GEWIRTZ, Sharon & CRIBB, Alan – Concepções plurais de Justiça Social: implicações para a sociologia das políticas. In: Políticas Educacionais: questões e dilemas. Stephen J. Ball & Jefferson Mainardes (Orgs.). São Paulo, Cortez, 2011. [Tradução de Plural conceptions pf social justice: implications for policy sociology, publicado no Journal of Education Policy v.17, n.5, p.499-509, 2002. Verônica van Wilpe. Revisão técnica de Márcia dos Santos Ferreira e Jefferson Mainardes].

GOHN, Maria da Glória – Teoria dos Movimentos Sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo, Loyola, 1997.

GONZALEZ, Lélia e HASENBALG, Carlos A. - Lugar de Negro, Rio de Janeiro, Editora Marco Zero, 1982.

HALL, Stuart – Identidades na Pós Modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1ª edição em 1992 - 11ª edição em 2006, 102 pp.

IPAHB – Instituto de Pesquisa e de Análises Históricas da Baixada Fluminense – João Xavi, 09/8/2007. São João do Meriti, Rio de Janeiro - Disponível em < http://www.overmundo.com.br/guia/ipahb-instituto-de-pesquisa-e-analises-historicas-da-baixada-fluminense> acesso em 08 de setembro de 2018.

LIBARDONI, M– Fundamentos Teóricos e Visão Estratégica da Advocacy. In: Revista Estudos Feministas. Capa > v. 8, n. 2 (2000) >Libardoni. [Acesso em setembro de 2015].

LIGHTFOOT, SL - Reflections on Portraiture: A Dialogue Between Art and Science. Published by http://www.sagepublications.edu 2005. Acessado em 21/11/2016.

MALACHIAS, R - Epistemologias Afrobrasileira e Afrocolombiana na Interface Comunicação e Educação. Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, outubro 2016. ISBN: 978-85-7205-159-0. Diponível em < https://sites.usp.br/prolam/wp-content/uploads/sites/35/2016/12/MALACHIAS_SP21-Anais-do-II-Simp%C3%B3sio-Internacional-Pensar-e-Repensar-a-Am%C3%A9rica-Latina.pdf> Acesso em 20 de janeiro de 2017.

MALACHIAS, R – Talking about Intersections of Gender, Race and Class in the Training of Public Teachers in São Paulo, Brazil. In: Women Leading Education across the Continents: Overcoming the Barriers. Editors Elizabeth C. Reily & Quirin J Bauer. Nova York – Toronto, Rowman and Little Field, 2015.

MALACHIAS, R - Communicative Actions. Brazilian Women in Educational Leadership. In: Women Leading Education Across the Continents – Sharing the Spirit, Fanning the Flame. Edited by Helen C. Sobehart foreword by Charles Dougherty. Lanham, New York, Torornto, Plymouth, UK, American Association of School Administrators, 2009, 230pp.

SHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

SILVA, PBG - "Chegou a hora de darmos a luz a nós mesmas": Situando-nos enquanto mulheres e negras. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.45 [cited 2016-10-19], pp.7-23. Available from: . ISSN 0101-3262. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000200002. Acesso em 15/10/2016.

WOMEN LEADING EDUCATION ACROSS THE CONTINENTS. Edited by Elizabeth C. Reilly & Quirin J. Bauer foreward by Helen C. Sobehart. Rowman & Littlefield, Lanham, Boulder, New York, Toronto, Plymouth, UK, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 1984-5677

ISSN impresso: 1519-0994