SOCIOEDUCAÇÃO (EN) CENA: AGENCIAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA SOCIAL E TEATRO
Resumo
Socioeducação (en) Cena: agenciamentos entre Psicologia Social e Teatro é um projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas iniciado em 2015. Seu principal objetivo é criar condições de possibilidade para invenção de territórios existenciais – disparados pelas artes, em especial pelo teatro – habitáveis por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ou egressos desse sistema. Trata-se, em suma, de um laboratório cênico cuja maquinaria conceitual tem seu funcionamento acoplado à uma psicologia social contemporânea fortemente inspirada pelas obras de Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Neste ensaio pretendemos apresentar as principais linhas de força que envolveram os processos em cena nestes dois anos de trabalho. A fim de tornar mais confortável o deslocamento do leitor por estas paisagens, dividiremos o ensaio em quatro momentos. Inicialmente apresentaremos uma breve contextualização sobre o projeto. Na sequência abriremos um tópico sobre as medidas socioeducativas. No terceiro movimento apresentaremos as ações que compõem - metodologicamente - o projeto. E por fim, apresentaremos um fechamento com nossas intenções de sequência ao trabalho.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, M. O Menino do Mato. São Paulo: Leya, 2010.
BOAL, A. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Civilização Brasileira.1997.
BRASIL. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de junho de 1990.
BRASIL. SINASE – [S.l.]: Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, 2006.
CARVALHO, S. Apresentação. In: Lehmann, H. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 7 –17.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia v. 1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Celia P. Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2007.
GUARESCHI, P. O que é mesmo psicologia social? Uma perspectiva crítica de sua história e seu estado hoje. In: JACÓ-VILELA, A. M., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012.
LANE, S. Psicologia social : o homem em movimento, organizadores : Silvia T. M., Lane Codo e Wanderley Codo. São Paulo : Brasiliense, 1994.
LEHMANN, H. Teatro Pós – Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007
MARTINS, M.; PANNEK.W.; VELOSO. V. Teatro pós-dramático e processos de criação e aprendizagem da cena: um diálogo com Hans-Thies Lehmann. Revista Sala Preta, v. 13. p. 236-251, 2013.
MARASCHIN, C; RANIERE, É. Socioeducação e Identidade: onde se utiliza Foucault e Varela para pensar o Sinase. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 95-103, jan-jun, 2011.
MEAD, G. H. E. Persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Barcelona: Paidos, 1982.
NEVES, Ro. A Invenção da Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.
NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo. Trad. Paulo Cesar de Souza. Companhia das Letras, 2011.
RANIERE, É. A invenção das Medidas Socioeducativas. Porto Alegre: Tese de Doutorado, PPG em Psicologia Social e Institucional, UFRGS, 2014.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.9817
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA