UM OBJETO PARA A MEMÓRIA DA CIDADE: O RESTAURO DA CADEIRA DOADA PELA FAMÍLIA RIBAS MACIEL AO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA
Resumo
Apresenta-se o relato de uma ação de restauro em acervo do Museu Municipal Parque da Baronesa, estabelecendo a relação entre o conservador-restaurador e a sociedade detentora do bem, evidenciando as possibilidades de impacto entre os mesmos. Como objetivo principal, destaca-se o trabalho de restauro como uma ação de recuperação dos vestígios do tempo e da memória deste. Sendo assim, evidencia-se a importância do Museu detentor do acervo no âmbito da sociedade local e discutem-se os princípios que norteiam a intervenção. Aborda-se a formação do conservador-restaurador em contato com a realidade e no interior das instituições de memória.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CONSERVADORES RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS. Código de Ética. São Paulo.2005. Disponível em: http://www.apcr-sp.com.br/quemsomos/codetica.php. Acesso em: 14 de Março.
BAILÃO, Ana. As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica. Ge-conservación, n. 2. p. 45-63, 2011. Disponível em: < http://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/41>. Acesso em: 14 de Abril.
BRANDI,Cesare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê Editorial Artes e Ofícios, 2005.
FIGUEIREDO JUNIOR, João Cura D’Ars de. Química Aplicada à conservação e restauração de bens culturais: uma introdução. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2012.
IZQUIERDO, Ivan. Memórias-Estudos avançados. vol.3 no.6. São Paulo. 1989.
JANSON, H.W; JANSON, A.F; Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SLAIBI, Thais Helena de Almeida; MENDES, Marylka; GUIGLEMETI, Denise O.; GUIGLEMETI, Wallace A, (org.). Banco de dados de materiais empregados em conservação-restauração de bens culturais. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2011.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i2.8548
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA