UM OBJETO PARA A MEMÓRIA DA CIDADE: O RESTAURO DA CADEIRA DOADA PELA FAMÍLIA RIBAS MACIEL AO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA

Juliana Cavalheiro Rodrighiero, Ana Carolina Kohn Behling, Pamela Pereira de Pereira, Veronica Coffy Bilhalba dos Santos

Resumo


Apresenta-se o relato de uma ação de restauro em acervo do Museu Municipal Parque da Baronesa, estabelecendo a relação entre o conservador-restaurador e a sociedade detentora do bem, evidenciando as possibilidades de impacto entre os mesmos. Como objetivo principal, destaca-se o trabalho de restauro como uma ação de recuperação dos vestígios do tempo e da memória deste. Sendo assim, evidencia-se a importância do Museu detentor do acervo no âmbito da sociedade local e discutem-se os princípios que norteiam a intervenção. Aborda-se a formação do conservador-restaurador em contato com a realidade e no interior das instituições de memória. 


Palavras-chave


Conservação e Restauração; Museu; Memória Social

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CONSERVADORES RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS. Código de Ética. São Paulo.2005. Disponível em: http://www.apcr-sp.com.br/quemsomos/codetica.php. Acesso em: 14 de Março.

BAILÃO, Ana. As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica. Ge-conservación, n. 2. p. 45-63, 2011. Disponível em: < http://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/41>. Acesso em: 14 de Abril.

BRANDI,Cesare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê Editorial Artes e Ofícios, 2005.

FIGUEIREDO JUNIOR, João Cura D’Ars de. Química Aplicada à conservação e restauração de bens culturais: uma introdução. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2012.

IZQUIERDO, Ivan. Memórias-Estudos avançados. vol.3 no.6. São Paulo. 1989.

JANSON, H.W; JANSON, A.F; Iniciação à História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SLAIBI, Thais Helena de Almeida; MENDES, Marylka; GUIGLEMETI, Denise O.; GUIGLEMETI, Wallace A, (org.). Banco de dados de materiais empregados em conservação-restauração de bens culturais. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2011.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i2.8548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA