DA ESCOLA À UNIVERSIDADE: AS AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO MICROBIOTA-EXPLORANDO UM MUNDO INVISÍVEL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)
Resumo
O “Projeto Microbiota: explorando um mundo invisível” foi iniciado em maio de 2014 e teve como principal objetivo incentivar o despertar científico no campo das ciências e, principalmente, na área de microbiologia, nos estudantes de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Pelotas, RS, Brasil; bem como, despertar a paixão pela leitura científica nesses alunos e aproximá-los ao cotidiano universitário, possibilitando a abertura de novos horizontes, os quais poderão, futuramente, ser almejados por estes estudantes. Além disso, indiretamente, o projeto atingiu outros estudantes da própria escola base, na demonstração dos experimentos científicos na Feira de Ciências sediada no Colégio Cassiano do Nascimento. Projetos como o referido podem contribuir com pesquisas futuras com foco na melhoria da educação básica com uma maior integração com a Universidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BORGES, A. Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 19, n. 3. p. 291-313, dez. 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Cortez, 1981.
BRASIL, Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 80-93, 2002.
GOERGEN, P. Ciência, sociedade e universidade. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-733019 98000200005>. Acesso em: 20 jul. 2015.
GUIMARÃES, Victoria B. S.; SOUZA, Juliana L. S; LUND, Rafael Guerra. Influências das atividades extracurriculares na aprendizagem dos alunos participantes do projeto microbiota: explorando o mundo invisível. I Congresso de Ensino de Graduação (CEG-UFPEL). Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil, 2015.
LUND, Rafael Guerra; DOS SANTOS, Daniela; FERREIRA, Lizângela; PILIÇÃO, Morgana; RODRIGUÊS, Maria Caroline; CASTRO, Gisele. Avaliação do conhecimento de vidrarias de laboratório na formação do aluno do ensino médio. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente (IX CLIOA) - Porto Alegre, RS, Brasil, 2015.
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. Desvelar da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Vivências. v. 5, n. 7, p. 75-85, 2009. Disponível em: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artigos/artigos_vivencias_07/Artigo_10.pdf.. Acesso em: 20 jul. 2015.
MAYER, K. C. M. et. al. Dificuldade encontradas na disciplina de Ciências Naturais por alunos do Ensino Fundamental de Escola Pública da cidade de Redenção-PA. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 3, n. 6, p. 230-241, 2013.
SOUZA, Juliana. et. al. O papel da leitura e interpretação de artigos científicos para a formação do aluno de ensino básico. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente (IX CLIOA) - Porto Alegre, RS, Brasil, 2015.
SOUZA, Juliana L. S. de; KRUGER, Verno. Investigando as razões da desmotivação em aprender os conteúdos curriculares de química em uma turma de 3º ano do ensino médio. In: XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL. Pelotas, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
WERTHEIN, Jorge; DA CUNHA, Célio. Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. UNESCO: Brasília, 2005.
WHITE, Richard. The link between the laboratory and learning. International Journal of Science Education, v. 18, n. 7, p. 761-774, 1996.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.7893
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA