QUAIS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZAMOS EM CASA? UNINDO SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS NA SALA DE AULA

Leandro Encarnação Garcia, Adriana Lourenço da Silva, Giovana Duzzo Gamaro

Resumo


Esta atividade fez parte do Projeto de Extensão"DEscobrindo a Ciência na EScola". O trabalho foi realizado com alunos de 5ª série, utilizando a aplicação do método científico para abordagem de conteúdos de botânica (plantas medicinais) relacionados com o cotidiano. O objetivo do trabalho foi estimular a busca de informações entre os familiares por meio da discussão sobre a utilização de plantas medicinais. A atividade foi dividida em cinco momentos. O momento inicial foi constituído pela coleta de informações junto às famílias dos educandos. Após, as informações eram utilizadas para discussão em sala de aula com colegas de grupo e cofecção de cartazes autoexplicativos. Estes foram apresenatados em sala de aula para os demais colegas. Posteiormente os mesmos foram expostos na escola para divulgação perante aos demais colegas. Verificamos que 89% dos alunos gostou da atividade e se sentiram motivados para tal. Esse resultado corrobora com dados da literatura que demonstram a importância de ativiades diferenciadas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Plantas Medicinais; Atividades Pedagógicas; Educação

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.7881

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