EDUCAR EM SAÚDE COM O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS
Resumo
Trata-se de um relatório sobre o projeto de extensão “Aprender/Ensinar Saúde Brincando”. Objetiva-se discutir as atividades realizadas pelo projeto a fim de compartilhar a experiência do uso do brinquedo na educação e saúde das crianças. Este projeto atua em duas unidades pediátricas de hospitais do município, em uma escola de ensino fundamental e em um ambulatório da Faculdade de Medicina com um grupo de crianças com anemia falciforme. As atividades são realizadas quinzenalmente abordando-se de forma lúdica por meio de jogos, brincadeiras e canções temas referentes a prevenção de doenças e promoção da saúde infantil. Os acadêmicos que realizam as atividades são dos cursos de enfermagem, farmácia e nutrição, atuando de forma multidisciplinar, concregando os saberes específicos para a construção de saberes coletivos. Percebe-se que as atividades são proveitosas e que as crianças aprendem e reproduzem os novos conhecimentos em sua vida, de forma a adotar hábitos mais saudáveis.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, F. A. Lidando com a morte e o luto por meio do Brincar: a criança com câncer no hospital. Revista boletim de Psicologia, São Paulo, v. 4 n. 123 p. 149-167, 2005.
ARTILHEIRO, A. P. S.; ALMEIDA, F. A.; CHACON, J. M. F. Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças pré-escolares para quimioterapia ambulatorial. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 24 n. 5 p. 611-6, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.
DIAS, J. J. et. al. A experiência de crianças com câncer no processo de hospitalização e no brincar. Revista mineira de enfermagem, Minas Gerais, v. 17 n. 3 p. 608-613, 2013.
FONSECA, A. S. Enfermagem Pediátrica. São Paulo: Martinari. 2013. 360 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GÓES, F. G. B.; LA CAVA, A. M. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada. Revista Eletrônica de Enfermagem, São Paulo, 2009. v. 11, n. 4, p. 932-41.
JANSEN, M. F.; SANTOS, R. M.; FAVERO, L. Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de Enfermagem prestado à criança hospitalizada. Revista gaúcha de enfermagem, Porto Alegre, v. 31 n. 2 p. 247-53, 2010.
MACIEL, M. E. D. Educação em saúde: conceito e propósitos. Revista Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 14, n. 4, p. 773-776, 2009.
NEGREIROS, P. L. et. al. Comunicação terapêutica entre enfermeiros e pacientes de uma unidade hospitalar. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiás, v. 12, n. 1, p. 120-132, 2010.
ROSÁRIO, R. et. al. Smile-kids: uma experiência de educação e formação de educadores de infância em creches. Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Braga (PT), n. 11, p. 341, 2015. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/39629. Acesso em: 20 abr 2016.
VACCARI, A. M. H.; ALMEIDA, F. A. A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Revista Einstein, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 111-116, 2007.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.7878
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA