INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO DIDÁTICA

Elton Vergara-Nunes, Tânia Regina de Oliveira Zehetmeyr, Letícia Corrêa Machado, Márcia dos Santos Soares Rocha, Joice Fresingheli Tomaschewski

Resumo


Este relatório é resultado da experiência dos autores no curso de extensão: Introdução à audiodescrição didática. O curso serviu para coleta de dados para pesquisa da equipe. Os autores atuaram como ministrantes, tutores e colaboradores no projeto. O objetivo foi oferecer aos professores da rede pública de Pelotas instrumentos para a elaboração de materiais didáticos visuais acessíveis para a inclusão de alunos cegos e/ou com baixa visão severa/profunda nas atividades didáticas de sala de aula, através da tecnologia assistiva audiodescrição como recurso de acessibilidade visual. A proposta de uma audiodescrição com fins didáticos é inovadora e avança sobre os padrões atuais, tornando-se uma ferramenta à disposição do professor. Durante o curso, os participantes puderam conhecer a audiodescrição didática e aplicá-la na criação e gravação de roteiros descritivos de materiais didáticos visuais. Considera-se importante compartilhar com educadores esse recurso de inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula comum.


Palavras-chave


Acessibilidade; Inclusão; Cegueira

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i2.7874

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