BIOTECNOLOGIA PARA CRIANÇAS: DESMISTIFICANDO CONCEITOS E DIFUNDINDO A BIOTECNOLOGIA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARROYO, D. M. Piccolo; DA ROCHA, M. S. P.M. L. Meta-Avaliação de Uma Extensão Universitária: estudo de caso. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, p. 135-161, jul. 2010.
BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a13. Acesso em: 25 fev. 2016.
BYDLOWSKI, C. R.; LEFÈVRE, A. M. C.; PEREIRA, I. M. T. B. Promoção da saúde e a formação cidadã: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1771-1780, 2011. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v16n3/13.pdf. Acesso em: 01 mar. 2016.
CAVARSON, C. H.; CANDIDO, L. S.; DUARTE, G. F. M., ROCHA P. M., SANTOS, H. F.; CUNHA E SILVA, J. L. S.; FERNANDES, M.; MAIA, G. C.; OLIVEIRA, P. M. R. Perception of 3rd Year High School Students of Two Schools in Dourados-MS About Biotechnology. V Congresso Brasileiro de Biotecnologia, 2013. Disponível em https://www.conferenceservice.com/sbbiotec5/download/icmvbm2k/h0139_0124.html. Acesso em: 10 mar. 2016.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.
DE OLIVEIRA, J. B.; DE PAULO, S. R.; RINALDI, C. Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 105-122, 1999. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165609. Acesso em: 05 mar. 2016.
FOUREZ, Gérard. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l'enseignement des sciences. De Boeck Supérieur, 1994.
GARCIA, G. M. P. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá. 2013. Disponível em: http://saturno.unifei.edu.br/bim/0040638.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO M. Ensino de Ciências e Cidadania, 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife, Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a08v1452. Acesso em: 11 mar. 2016.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Ensaio – Pesquisa em educação em ciências. v. 3, n. 1, 17 p. 2001. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF. Acesso em: 21 jun. 2016.
MADRUGA, S. W. et al. Manutenção dos padrões alimentares da infância à adolescência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 376-386, 2012. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v46n2/3433.pdf. Acesso em: 01 mar. 2016.
MANFREDI, J. F. O que é biotecnologia?. Revista das Faculdades de Educação, Ciências e Letras e Psicologia Padre Anchieta, Jundiaí-SP, ano V, n. 10, p. 39-51, 2003. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/argumento/pdf/argumento10.pdf#page=37. Acesso em: 09 mar. 2016.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003. 4 ed. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=--MbBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=PIAGET,+J.+Biologia+e+conhecimento.+Petr%C3%B3polis:+Ed.+Vozes,+2003.+4+ed.&ots=teC2HIVbq9&sig=LumutC3gpLdJDSQTDO9s8fgJgF8#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 01 mar. 2016.
ROSA, P. R. S. Algumas questões relativas a feiras de ciências: para que servem e como devem ser organizadas. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 223-228,1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7086/6557. Acesso em: 12 mar. 2016.
RIBEIRO E. B. V & BENITE A. C. Alfabetização Científica e Educação Inclusiva no Discurso de Professores Formadores de Professores de Ciência. Ciência e Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013.
SCHMIDT, L, P.; CRISÓSTIMO, A. L.; KIEL, C. A. O Despertador para o conhecimento científico extensionista. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2011.
SILVA, A. C. J.; ABREU, H. S.; KREMER, F. S.; PINTO, L. S.; DODE, L. B. Biotecnologia e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO DE EXTENSAO E CULTURA UFPEL, 1, Pelotas, 2014. Congresso de Extensão e Cultura: memória e muitos tempos, Anais do Evento. Pelotas, 2014. v.1. p 725-729. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2015/11/Anais-CEC-2014-Final.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7870
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA