BIOTECNOLOGIA PARA CRIANÇAS: DESMISTIFICANDO CONCEITOS E DIFUNDINDO A BIOTECNOLOGIA

Larissa Oliveira Daneluz, Luciano da Silva Pinto, Luciana Bicca Dode, Rafael Cagliari, Patrícia Noremberg Pinto

Resumo


Relato das atividades do projeto de extensão Biotec para Crianças que objetivou levar às crianças de séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida, localizada em Pelotas – RS, informações para compreensão da Biotecnologia, suas aplicações e estímulo à curiosidade. Apesar de a Biotecnologia ser uma área da ciência em desenvolvimento há milhares de anos, muitas pessoas têm a percepção de que esta é relativamente recente e, por isso, a falta de conhecimento sobre o assunto leva a interpretações equivocadas. Por isso, foram desenvolvidas atividades onde o assunto foi implantado naturalmente, trabalhando os temas higiene, saúde e alimentação como forma de mostrar às crianças que a Biotecnologia está presente no cotidiano da sociedade. Para tanto, atividades práticas de visualização de vermes parasitas, bactérias e fungos foram realizadas. Além disso, oficinas de produção de pães, cultivo de bactérias e criação de microrganismos com materiais recicláveis foram estratégias usadas.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Biotecnologia; Higiene; Escola Pública

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, D. M. Piccolo; DA ROCHA, M. S. P.M. L. Meta-Avaliação de Uma Extensão Universitária: estudo de caso. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, p. 135-161, jul. 2010.

BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “vida em sociedade” se concretiza. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a13. Acesso em: 25 fev. 2016.

BYDLOWSKI, C. R.; LEFÈVRE, A. M. C.; PEREIRA, I. M. T. B. Promoção da saúde e a formação cidadã: a percepção do professor sobre cidadania. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1771-1780, 2011. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v16n3/13.pdf. Acesso em: 01 mar. 2016.

CAVARSON, C. H.; CANDIDO, L. S.; DUARTE, G. F. M., ROCHA P. M., SANTOS, H. F.; CUNHA E SILVA, J. L. S.; FERNANDES, M.; MAIA, G. C.; OLIVEIRA, P. M. R. Perception of 3rd Year High School Students of Two Schools in Dourados-MS About Biotechnology. V Congresso Brasileiro de Biotecnologia, 2013. Disponível em https://www.conferenceservice.com/sbbiotec5/download/icmvbm2k/h0139_0124.html. Acesso em: 10 mar. 2016.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.

DE OLIVEIRA, J. B.; DE PAULO, S. R.; RINALDI, C. Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 105-122, 1999. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165609. Acesso em: 05 mar. 2016.

FOUREZ, Gérard. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l'enseignement des sciences. De Boeck Supérieur, 1994.

GARCIA, G. M. P. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá. 2013. Disponível em: http://saturno.unifei.edu.br/bim/0040638.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO M. Ensino de Ciências e Cidadania, 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.

LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife, Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a08v1452. Acesso em: 11 mar. 2016.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Ensaio – Pesquisa em educação em ciências. v. 3, n. 1, 17 p. 2001. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n1/leonir.PDF. Acesso em: 21 jun. 2016.

MADRUGA, S. W. et al. Manutenção dos padrões alimentares da infância à adolescência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 376-386, 2012. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v46n2/3433.pdf. Acesso em: 01 mar. 2016.

MANFREDI, J. F. O que é biotecnologia?. Revista das Faculdades de Educação, Ciências e Letras e Psicologia Padre Anchieta, Jundiaí-SP, ano V, n. 10, p. 39-51, 2003. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/argumento/pdf/argumento10.pdf#page=37. Acesso em: 09 mar. 2016.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003. 4 ed. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=--MbBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=PIAGET,+J.+Biologia+e+conhecimento.+Petr%C3%B3polis:+Ed.+Vozes,+2003.+4+ed.&ots=teC2HIVbq9&sig=LumutC3gpLdJDSQTDO9s8fgJgF8#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 01 mar. 2016.

ROSA, P. R. S. Algumas questões relativas a feiras de ciências: para que servem e como devem ser organizadas. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 223-228,1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7086/6557. Acesso em: 12 mar. 2016.

RIBEIRO E. B. V & BENITE A. C. Alfabetização Científica e Educação Inclusiva no Discurso de Professores Formadores de Professores de Ciência. Ciência e Educação (Bauru), v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013.

SCHMIDT, L, P.; CRISÓSTIMO, A. L.; KIEL, C. A. O Despertador para o conhecimento científico extensionista. Guarapuava: Ed. Unicentro, 2011.

SILVA, A. C. J.; ABREU, H. S.; KREMER, F. S.; PINTO, L. S.; DODE, L. B. Biotecnologia e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO DE EXTENSAO E CULTURA UFPEL, 1, Pelotas, 2014. Congresso de Extensão e Cultura: memória e muitos tempos, Anais do Evento. Pelotas, 2014. v.1. p 725-729. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2015/11/Anais-CEC-2014-Final.pdf. Acesso em: 27 fev. 2016.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA