WEBRÁDIO E WEBTV: PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E INOVADORAS NO ESPAÇO TECNOLÓGICO E COMUNICACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Marislei da Silveira Ribeiro

Resumo


O presente texto apresenta discussões engendradas a partir de um Projeto de Extensão na área de Web Rádio e WebTV, ao visar à integração de universidade, escolas especiais, escolas públicas e sociedade. A partir de interesse dos alunos de diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado, foram caracterizadas, definidas e elaboradas pautas de pesquisa que possibilitaram formatar os produtos de comunicação e produzi-los com a supervisão dos professores envolvidos na proposta e a execução dos discentes vinculados ao curso de Jornalismo e de Cinema da UFPEL. Sendo assim, a estratégia adotada consiste em desenvolver atividades pedagógicas como metodologia alternativa que permita a construção do conhecimento, sobretudo, na aplicação de ferramentas na área das Tecnologias de Comunicação e Informação. 


Palavras-chave


Webrádio; Webtv; Práticas Comunicacionais; Inclusão

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. C; MAGNONI, A. F. Rádio e internet: recursos proporcionados pela web, ao rádio jornalismo. In: FERRARETTO, L. A; KLOCKNER, L. (Org.). E o rádio? Novos horizontes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 436-439.

ALMEIDA, A. C; MAGNONI, A. F. Rádio e internet: recursos proporcionados pela web, ao rádio jornalismo. In: FERRARETTO, L. A.; AMARANTE, M. I. Rádio comunitária na escola: adolescente, dramaturgia e participação cidadã. São Paulo: Intermeios, 2012.

BALDANZA, Renata. A comunicação no ciberespaço: reflexões sobre a relação do corpo na interação e sociabilidade em espaço virtual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Intercom. Anais Eletrônicos. Foz do Iguaçu, 2014. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/6396029766736 7250954516430239393812902.pdf. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Apoio à Extensão Universitária. Mec/SESu. Brasília, DF, 2013. 53 p.

CANAVILHAS, João. WebJornalismo: 7 características que marcaram a diferença. Livros Labcom. Covilhã, UBI. E-Book. 2014. ISBN.978-989-654-144-6. Disponível em: www.livroslab.com.ubi.pt. Acesso em: 15 Jul. 2014.

CARVALHO, E. R. Removendo Barreiras para a Aprendizagem: educação Inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CARVALHO, M. P. et al. Atuação da fisioterapia em deficientes visuais. In: HYGEIA Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, 5 (9), dez. 2009, t. 53-62. Disponível em http://www.hygeia.ig.ufu.br. Acesso em: 15 jul. 2016.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cutura. São Paulo: Paz e terra editora, 1999.

COSTI SANTA ROSA. Lucila. Inclusão digital: espaço possível para pessoas com necessidades educativas especiais. Revista Educação Especial. Santa Maria, n. 20 2002. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5065/3063. Acesso em: 15 jul. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: editora Atlas, 2002.

NETO F. A. Midiatização, prática social - prática de sentido. Artigo apresentado no Encontro da Rede Prosul, no seminário Midiatização, UNISINOS. PPGCC, São Leopoldo, RS, 2006.

FERRARI, P. Jornalismo Digital, 4. ed. 1ª reimpressão. Coleção Comunicação. São Paulo: Contexto, 2012.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed., São Paulo: editora Atlas, 2002.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LÉVY. P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MIELNICZUK, L. Características e implicações do jornalismo na Web. In: CONGRESSO DA SOPCOM, 2., Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2001.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

PONTES, L. R. Webjornalismo: Conceitos, Fases e Características. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 4 a 7 de setembro de 2009.

PRADO, M. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

RIBEIRO, D. C. WeTV; perspectivas para Construções Sociais Coletivas. Biblioteca online de Ciências da Comunicação. 2014. Disponível em http://books.google.com.br/books/about/Estrategias_2_0_Para_a_Midia_Digital.html?id=3cacUbVVFGgC&redir_ esc=y. Acesso em: 06 mai. 2014.

RODRIGUES, C. Jornalismo Online: modos de fazer (organização). 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Sulina, 2009.

SAAD, B. Estratégias 2.0 para a Mídia Digital. Internet, Informação e Comunicação. 2. Ed. São Paulo: Senac, 2008.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7855

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA