EMANCIPAÇÃO: UMA PERPECTIVA FREIRIANA NO GT- 17 DA ANPED NO PERÍODO DE 2001 A 2007.

Neiva Afonso Oliveira, Kátia Aparecida Poluca Proença

Resumo


O presente artigo busca apresentar dados da pesquisa realizada nos artigos e banners publicados no GT-17 (Filosofia da Educação) da ANPED[1] no período de 2001 a 2007. A investigação é parte do projeto “Paradigmas Filosóficos na educação: perspectivas para pensar a formação e educação humanas”. De uma mostra ampla de trabalhos apresentados na ANPED (97 trabalhos) e paradigmas neles localizados, selecionamos sete trabalhos, os quais apresentam, em seu contexto, a palavra emancipação, em perspectiva similar a que Freire utiliza em seus escritos, ou seja, a perspectiva de mudança do modelo capitalista de sociedade. A utilização desse material (os trabalhos apresentados no GT-17 da ANPED) objetivou, em primeiro lugar, dialogar com Paulo Freire a respeito do modo como a teoria freiriana trata do conceito emancipação. Em segundo lugar, procedeu-se à análise dos sete trabalhos, o que propiciou alargamento da discussão a respeito do modo como determinados conceitos (inclusive a emancipação) são tratados e possibilitou a realização de relações entre o modo como Freire trata do referido conceito e a maneira como é trazido nos lugares que a Filosofia da Educação ocupa.


[1] Associação Nacional de Pós – Graduação em Educação


Palavras-chave


GT-17 da ANPED; Paulo Freire; Emancipação; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: JZE, 1985.

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CANIELLES, A. S.; OLIVEIRA, A. R. A emancipação humana: uma abordagem a partir de Karl Marx. In: V Encontro brasileiro de educação e marxismo: marxismo, educação e emancipação humana. Florianópolis, 2011.

DALLAS, Sandra Soares. Filosofia da Educação e “Agenda pós-moderna”. Anais da Anped, 2003.

FONTE, Sandra Soares Dallas. Filosofia da Educação e “Agenda pós-moderna”. Anais da Anped, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rev. Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

__________Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire, São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GHIRALDELLI, Paulo. O que é Filosofia da Educação? Paulo Ghiraldelli Jr. (org.) - Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

GOMES, L. R. O consenso como perspectiva de emancipação e implicações educativas a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas. Anais da Anped, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas. Tradução Manuel Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 1978.

________________. Concepção Dialética da História. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1978.

HORN, G. B. Do ensino da Filosofia à Filosofia do ensino contraposições entre Kant e Hegel. Anais da Anped, 2003.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 1996.

LOUREIRO, Robson. Adorno e o pós-moderno. Anais da Anped, 2007.

MACEDO, A. S. G.; SANCHEZ, L. B. O desafio de Jacotot: lógica da explicação em questão. Anais da Anped, 2003.

MARI, C. L. de. O papel educador dos intelectuais na formação ideológica e hegemônica em Gramsci: uma perspectiva de emancipação humana. Anais da Anped 2003.

MARX, K.; ENGELS, F. A Questão Judaica. In: Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SEVERINO, A. J. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: O que é filosofia da educação? Paulo Ghiraldelli Jr. (Org.). Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 267-328.

STRECK, D. R. Dicionário Paulo Freire. Danilo R. Streck. Euclides Redin, Jaime José Zitkoski (orgs). 2. ed., rev. amp. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

TREVISAN, A. L. Formação Cultural e educação: leituras de imagens. Anais da Anped, 2002.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i1.7703

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA