AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO TRILHAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Giana Amaral Yamin, Juliane Ferreira Vieira, Míria Izabel Campos

Resumo


Nos anos de 2012 a 2014, acadêmicas do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram de ações de extensão para estudar o Projeto TRILHAS. Trata-se de um material presente nas escolas brasileiras, desde o ano de 2009, com objetivo de apoiar a ação de professores alfabetizadores. As acadêmicas da UEMS estudaram o kit TRLHAS, suas concepções e atividades, e, posteriormente, desenvolveram algumas das sequências didáticas com crianças em fase de alfabetização. O artigo apresenta a avaliação das futuras professoras em relação à contribuição do TRILHAS para o processo de formação à docência,  como também quais aprendizagens elas observaram nas crianças. Nesse sentido, as vozes das professoras em formação indicam pontos que podem ajudar as escolas a conhecerem o material e a refletirem acerca do processo de alfabetização.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Formação de Professores. Projeto TRILHAS.


Palavras-chave


Alfabetização; Formação de Professores; Projeto TRILHAS

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i01.5094

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