AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO TRILHAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Resumo
Nos anos de 2012 a 2014, acadêmicas do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram de ações de extensão para estudar o Projeto TRILHAS. Trata-se de um material presente nas escolas brasileiras, desde o ano de 2009, com objetivo de apoiar a ação de professores alfabetizadores. As acadêmicas da UEMS estudaram o kit TRLHAS, suas concepções e atividades, e, posteriormente, desenvolveram algumas das sequências didáticas com crianças em fase de alfabetização. O artigo apresenta a avaliação das futuras professoras em relação à contribuição do TRILHAS para o processo de formação à docência, como também quais aprendizagens elas observaram nas crianças. Nesse sentido, as vozes das professoras em formação indicam pontos que podem ajudar as escolas a conhecerem o material e a refletirem acerca do processo de alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização. Formação de Professores. Projeto TRILHAS.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARRUDA, Maria Edijina Soares. “As canções vão acabar? Que pena!”: o projeto Trilhas no contexto do Pibid. Trabalho de conclusão de Curso. Dourados (MS) UEMS, 2013.
BORBA, A. M.. O brincar como forma de ser e estar no mundo. In: BRASIL. MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p. 33-45.
BRASIL. Caderno de apresentação. Trilhas. v. 2, São Paulo: Ministério da Educação, 2011a.
BRASIL. Caderno de jogos. Trilhas. v. 4, São Paulo: Ministério da Educação, 2011b.
BRASIL. Caderno de estudos Trilhas para escrever textos. Trilhas. v. 1, São Paulo: Ministério da Educação, 2011c.
BRASIL. MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
BRASIL. MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos. Passo a passo da implementação. 2. ed. Brasília: 2009.
GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de.; LEAL, T. F . Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-27.
KRAMER, Sonia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p. 13-24.
KRAMER, Sonia. Alfabetização e leitura e escrita. Formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
NERY, A. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. In: BRASIL.
MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino fundamental de nove anos. Orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica. 2006. p. 109-135.
NEVES, V. F. A.; CASTANHEIRA, M. L.; GOUVÊA, M. C. S. de. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil; brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 60 jan.-mar. 2015. p. 215-244. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0215.pdf. Acesso em: 11 fev. 2015.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução Professora Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 18. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, M. Letramento e alfabetização. Revista Brasileira de Educação. Jan /Fev /Mar /Abr 2004 No 25. p. 5-17. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 17 jul. 2013.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i01.5094
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA