Projeto COREOLAB e os entre-lugares da comunidade na dança

Luciana Rassweiler, Mariana Rockenback, Josiane Franken Corrêa, Carmen Anita Hoffmann, Cátia Carvalho

Resumo


O presente trabalho, além de apresentar um relato acerca das ações realizadas pelo Projeto de Extensão COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos), busca refletir acerca do cumprimento dos objetivos propostos pelo projeto, bem como os resultados da realização destas ações tanto para a comunidade em geral quanto à comunidade acadêmica. Através da exposição destas ações, como oficinas esporádicas de gêneros específicos e contínua pesquisa prática em dança, por exemplo, discute-se um dos papéis da extensão universitária, que visa a aproximação da comunidade com as ações acadêmicas e a importância da união entre teoria e prática na construção dos saberes. Para tanto, foram estudados autores como JEZINE (2004), MARQUES (2012) e RENGEL (2008), dentre outros. Conclui-se queoprojeto afirma a sua relevância extensionista ao aproximar a comunidade pelotense ao ambiente universitário através das ações promovidas, oferecendo àmesma suas próprias experiências em dança.   


Palavras-chave


Ensino; Dança; Extensão Universitária

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Regiane. Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino da Dança: construindo uma ação pedagógica possível. Anais do III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiás, 2009. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/IIIedipe/pdfs/2_trabalhos/gt06_educacao_fisica/trab_gt06_pedagogia_historico_critica_ensino_da_danca.pdf. Consulta em 13 fev. 2015.

GUARATO, Rafael. Dança de rua: corpos para além do movimento (Uberlândia – 1970-2007), Uberlândia: EDUFU, 2008.

JEZINE, Edineide. As práticas curriculares e a extensão univeristária. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. [Re]conhecendo diferenças construir resultados. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. p. 01-15.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

MEIRA, Marly. Filosofia da Criação. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Uma possível história da dança jazz no Brasil. In: Anais III Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2005, f. 96-108. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br /arquivos/File/anais3/ana_mundim.pdf. Acesso em: 07 fev. 2015.

RENGEL, Lenira. Ler a Dança com todos os Sentidos. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação, 2008.

RENGEL, Lenira & LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.

SAMPAIO, Flávio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v20i01.5093

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA