DO SAL AO AÇÚCAR: AS AÇÕES EDUCATIVAS DO MUSEU DO DOCE DA UFPEL (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)

Carla Rodrigues Gastaud, Matheus Cruz, Noris Mara Pacheco Martins Leal, Patrícia Cristina da Cruz Sá, Renata Brião de Castro

Resumo


O Museu do Doce da UFpel, criado em 2011 e aberto ao público em maio de 2013, foi organizado como um processo museológico de questionamento, com um fazer museal de fomento à inovação e à criação de novos conceitos adequados ao mundo contemporâneo. A partir deste princípio, definiu-se que o museu deve desenvolver atividades educativas e comunitárias (utilizando o doce como vetor) no sentido de reforçar a identidade da população de Pelotas e da região, mas também de entrecruzar as diversas etnias que compõem o universo da população local, assim como de discutir questões de gênero e diversas outras práticas e conceitos sociais. O programa de ação educativa começa com a divulgação da instituição, sendo assim, espera-se que a comunidade se aproprie deste bem cultural e dos seus significados.


Palavras-chave


Ação Educativa; Patrimônio; Museu

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v19i02.4954

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