FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA

Ligia Cardoso Carlos, Maria Antonieta Dalligna

Resumo


O texto refere-se a um projeto de extensão universitária iniciado no anode 2001 e desenvolvido por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo,prioritariamente, são os profissionais que atuam em escolas de educaçãobásica da região. Os objetivos são a formação continuada de professores e ademocratização da gestão das escolas, contribuindo para a construção de umProjeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade. Oreconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalhocoletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão daeducação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que ofundamentam. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordocom as avaliações realizadas, provocando o envolvimento de outros atores, entreeles, os estudantes e os pais.

Palavras-chave


Formação Continuada; Extensão Universitária; Comunidade Escolar

Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, Maria Isabel da. Como aprendem os professores? Saberes profissionais e complexidade da docência. In: DALL’IGNA, M.A.; SILVA, J.R. da; LENZI, C.S. (Org.). Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar.

Coletânea de textos apresentados no 7. Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Ed. Universitária da UFPel, 2007. p.119-129.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_ ____, Paulo.Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997a.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy.A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001, p. 101-112.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIFF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber:esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n.4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v19i01.4432

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA