ESTUDO SOBRE A REALIZAÇÃO DE CONCURSOS CULTURAIS EM PROJETOS DE EXTENSÃO

Márcia de Souza Luz-Freitas, Carina Reis Passos Maltauro Dias, Florence Cristiane da Silva Ribeiro, Jean Stéfano Gabriel, Ketlin Marcely Paula da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo acerca da realização de concursos culturais em projetos de extensão. Justifica-se sua necessidade pela falta de conteúdos e documentos norteadores para a prática de tal atividade em instituições acadêmicas, embora se saiba que ela seja utilizada nesses espaços. O artigo resulta de pesquisas para fundamentação teórica e de pesquisas documentais para subsidiar as atividades extensionistas de execução de um concurso cultural cujos trabalhos recebidos foram posteriormente divulgados em uma exposição virtual. Objetiva-se relatar essa busca por fundamentos teóricos bem como analisar os resultados obtidos de modo a fortalecer a prática de concursos culturais. Considera-se a legislação pertinente e os modelos extensionistas. Para a obtenção do corpus documental utiliza-se a plataforma Google Scholar e, para o processamento textual, o software AntConc. A metodologia utilizada para o tratamento desse corpus é a Análise de Conteúdo. Na discussão dos resultados, observa-se um crescente uso do concurso cultural como instrumento de divulgação e conscientização e a necessidade de uma definição mais adequada do termo.

Palavras-chave


Extensão universitária; modelos de extensão; concurso cultural.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, C. J. M. A arte é capital: visão aplicada do marketing cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Atos do Poder Legislativo. Lei nº 13.756. Brasília: D.O.U., 13 dez. 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: D.O.U., 20 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 608, homologado pela Portaria n° 1.350, Brasília: D.O.U., Seção 1, p. 34, 17 dez. 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7. Brasília: D.O.U., 18 dez. 2018c.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Portaria nº 422. Brasília: D.O.U., Seção 1, p. 12, 22 jul. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 70.951. Brasília: D.O.U., 10 ago. 1972.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.678. Brasília: D.O.U., 21 dez. 1971.

CORRÊA, E. J. (Org.). Extensão Universitária: organização e sistematização. Coordenação Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

FARIA, B. Saiba como organizar e promover um concurso cultural. [Blog]. Teletronix, 11 abr. 2018. Disponível em: https://teletronix.com.br/blog/saiba-como-organizar-e-promover-um-concurso-cultural/. Acesso em: 28 jul. 2021.

FARIAS, C. D. Mensuração e avaliação de resultados: Concurso Cultural Zaxy/ Grendene no Facebook. 2013, 141 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharel em Comunicação Social. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

HOUAISS. [on-line]. Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, 2009. Disponível em: .

KONTEST. Concursos em redes sociais: o que pode e o que não pode ser feito? [Blog]. Disponível em: https://blog.kontestapp.com/br/concursos-em-redes-sociais-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-feito/. 28 jul. 2021.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.). Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013.

SERNA ALCÁNTARA, G. A. Modelos de extensión universitaria. Revista de la Educación Superior, México, v. XXXIII, n. 131, pp. 77-103, 2004.

SERNA ALCÁNTARA, G. A. Misión social y modelos de extensión universitaria: del entusiasmo al desdén. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), n.º 43/3, p. 1-7, 25 jun. 2007.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22299

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA