DESCONSTRUINDO PARADIGMAS E ROMPENDO FRONTEIRAS: CORPOS MADUROS EXPERIENCIANDO AULAS DE DANÇA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Resumo
O presente ensaio objetiva refletir sobre a experiência que mulheres maduras tiveram nas aulas de dança em tempos de ensino remoto, propiciada através da ação denominada Sala D Dança, pertencente ao projeto Bailar, da UFPEL. O texto traz um relato sobre corpos maduros na contemporaneidade, com contribuições de embasamento para perspectivas de entrever virtuosidades nestes corpos através da dança, junto à organização didático-pedagógica das aulas. A ação teve a intenção de quebrar paradigmas, rompendo fronteiras como as que a sociedade impõe ao público da maturidade, através do sentido de pertencimento e apropriação das participantes, de forma que elas se sentissem libertas e plenas com sua dança, desenvolvendo a consciência estética, a prática da expressão dos sentidos e uma base técnica de movimentações diversificadas. As atividades foram encerradas com o sentimento de objetivo alcançado, pois além de cumprir o papel que o projeto se propôs, a Sala D Dança se tornou um local de trocas de experiências e aprendizados. Um ambiente propício para descontração e socialização que, suprimido durante o período pandêmico, apesar de ainda sem o contato presencial, foi possível de ser adaptado ao meio remoto durante esta ação.
Palavras-chave
Referências
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
CASTRO, Daniela. Dançar na Maturidade: experiências artísticas na Região Sul do Brasil. Lisboa, 2020. Tese (Doutorado) - Faculdade de Motricidade Humana. Universidade de Lisboa, 2020.
CASTRO, Daniela; MONTEIRO, Elisabete Adriana.; SANTOS, Eleonora. Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não? Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 351-362, 2018.
CASTRO, Daniela; SAN MARTINS, Rebeca. Formação de bailarinas na maturidade: experiências com as mulheres do grupo Baila Cassino. In: DUARTE, Gustavo; MACHADO, Gabriella; FOLMER, Ivanio. Gênero e diversidade na educação. Santa Maria: Arco Editores, 2021, p. 277-295. Acesso em: 28/01/2022. Disponível em: https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/4502fa_e0f2580c46e540aab46c41d955318a72.pdf
CHAN, Margaret. Relatório mundial de envelhecimento e saúde. Portal do Envelhecimento e Longeviver. 2015, p. 21. Disponível em: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/relatorio-mundial-de-envelhecimentoe-saude/ Acesso em: 25 jan 2021
DANTAS, Mônica Fagundes. O enigma do movimento. 2. ed. Curitiba: Appris, 2020
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GUMIEL, Reneé. Por que danço? In: Na dança. Organização: NAVAS, Cássia; FONTES, Flávia; BOGÉA, Inês. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, p. 62.
GALDINO, Christiane. Senhoras da Dança. Revista Continente. n.161, 2014. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/161/senhoras-da-danca#. Acesso em: 25 jan 2021
GREINER, Christine. Corpos em crise, uma in-tradução. Revista Repertório: Teatro & Dança, Ano 2, n. 2, p. 7-11, 1999.
LACERDA, Cristina de; SANTOS, Lara. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. EDUFSCAR: São Carlos, 2013.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22290
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA