CURSO DE EXTENSÃO MUSICALIZAÇÃO POR ESTAÇÃO DE TRABALHO DE ÁUDIO DIGITAL: RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DA PRIMEIRA OFERTA DE CURSO

Fabiano Lemos Pereira

Resumo


O presente trabalho objetiva relatar a experiência obtida na primeira oferta do curso online de extensão de musicalização por estação de trabalho de áudio digital (Digital Audio Workstation – DAW) de nível 1 para alunos, com carga horária de 31,5 horas que ocorreu entre agosto a novembro de 2021. O curso foi voltado para os alunos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do NOME DA INSTITUIÇÃO e comunidade externa a partir de 14 anos de idade que possuíam computadores, sem o pré-requisito de tocar ou possuir algum instrumento musical convencional. O curso ocorreu através do aplicativo Bandlab for education e Microsoft Teams de forma síncrona e assíncrona. Buscou-se metodologia que visasse ampliar a distância transacional (MOORE; KEARSLEY, 2010) e, ao mesmo tempo, manter diálogo com os alunos. Foram criados conteúdos que abrangessem tarefas das áreas de composição, performance, apreciação musical, produção musical, solfejo e ditado, com ênfase nas quatro primeiras, sendo as três consideradas como primeiro plano por Keith Swanwick (2014) e a última considerada aqui por observarmos as necessidades do músico amador ou profissional do século XXI. Foi realizado um levantamento das tarefas consideradas específicas da educação musical a distância, além de ter sido feita autocrítica sobre as atividades realizadas no curso. Se concluiu que em futuras ofertas do curso será necessário equalizar melhor as tarefas. 


Palavras-chave


estação de trabalho de áudio digital; Digital Audio Workstation (DAW); musicalização; curso de extensão; Bandlab.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AUTOR. 2014.

BOURDIEU, Pierre. Poder, derecho y clases sociales. 2ª ed. Bilbao: Desclée de Brower, 2000.

CETIC. TIC domicílios – 2018. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Disponível em: https://www.cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores. Acesso em: 19 Jan. 2021.

FERNANDES, José Nunes. Educação musical: temas selecionados. Curitiba: CRV, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz & terra. 36ª edição, 2003.

GREEN, Lucy. Popular music education in and for itself, and for ‘other’ music: current research in the classroom. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 2, n° 24, 2006. p. 103-120. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0255761406065471. Acesso em 20 Jan. 2022.

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: propostas para o ensino e a aprendizagem de percussão. 2009. 190f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/pt-br.php. Acesso em 20 Jan. 2022.

MOORE, Michael. KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo, Thompson, 2010.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.

SENA, Maria Alice da Silva Ramos. Projeto “Toque... e se toque!”: A construção da identidade de comunidades populares a partir do aprendizado em música. In: VILELA, Mariana Lima; REIS, Graça Regina Franco da Silva; MACIEL, Carla Mendes. Formação docente, pesquisa e extensão no CaP UFRJ. Rio de janeiro: Editora FGV, 2014. 200 p.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna. 2003.

______. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

______. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London: Routledge, 1994.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA