APRENDENDO ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR E RESPIRATÓRIO ATRAVÉS DO INSTAGRAM @CBARTESUNEB

Carina Oliveira dos Santos, Jaine de Souza Bomfim, Franciane da Silva Nascimento, Tainá Marcelle Rodrigues Rocha

Resumo


A pandemia pela doença COVID-19 motivou educadores a desenvolverem estratégias educacionais online associadas à arte.  Neste contexto, através da utilização das redes sociais como o Instagram, principalmente devido a sua popularidade e por oferecer acesso rápido, fácil e democrático, seria possivel integrar a universidade e educação básica para ampliar o conhecimento dos sistemas corporais. O objetivo foi apresentar estratégias para o aprendizado dos sistemas locomotor e respiratório através da rede social Instagram.Trata-se de uma ação extensionista para estudantes de colégios da educação básica no estado da Bahia. Foram realizadas atividades pontuadas e não pontuadas dos sistemas corporais propostos no story e do feed do perfil da rede social do projeto @cbartesuneb. Nas atividades pontuadas os estudantes receberam pontuação extra (cashback cbartes) nas disciplinas envolvidas no projeto. As produções enviadas por mensagem no direct foram publicadas, após consentimento, na conta do projeto no Instagram. A estratégia pedagógica proposta através da rede social Instagram, durante o ensino remoto e híbrido, possibilitou o aprimoramento do estudo de músculos da face e do sistema locomotor com maior participação quando a publicação foi no story da conta do projeto @cbartesuneb.

Palavras-chave


COVID-19; anatomia artística; redes sociais online; ensino fundamental e médio.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


REFERÊNCIAS

BALLESTAR, M. T.; SAINZ, J.; TORRENT-SELLENS, J. Social Networks on Cashback Websites. Psychology and Marketing, v. 33n. 12, p. 1039–1045, 2016. doi:10.1002/mar.20937 . Disponivel em: < https://www.researchgate.net/publication/310468161_Social_Networks_on_Cashback_Websites> Acesso em: 26/12/2021

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasilia: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CBARTESUNEB. O Ensino de Ciências, Biologia e Anatomia Através da Arte na Educação Digital. Salvador (Bahia), 06 mai. 2021. Instagram: @cbartesuneb Disponível em: Acesso em: 28 dez. 2021

DOUGLAS, N.K.M, et al.,, Reviewing the role of Instagram in education: can a photo sharing application deliver benefits to medical and dental anatomy education? Medical Science Educator v.29, p. 1117–1128, 2019 . Disponível em < https://doi.org/10. 1007/s40670-019-00767-5.> Acesso em: 25 novembro 2021.

DAVIM, A. L. S.; ALBUQUERQUE, D. F.; NETO, J. F. DA S. Atlas de Anatomia Artística. Natal-RN: Firenzze, 2012.

DE MOURA, T. S.; DA SILVA, F.V.; NERY, L.F. Práticas de governamentalidade e a medicalização do corpo ansioso no Instagram. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 16, n. 40, p. 1-18, abr/jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 06 de dez 2021

ESSIG, J. et al.,, InstaHisto: Utilizing Instagram as a Medium for Disseminating Visual Educational Resources. Medical Science Educator, 30(3), 1035–1042. 2020;30(3):1035-1042. Published 2020 Jun 17. doi:10.1007/s40670-020-01010-2

FERNANDES, R. M. M. Studygram: Interação e compartilhamento de processos de ensino-aprendizagem através do Instagram. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), v. 1, n. Cbie, p. 1964–1967, 2018.

Instagram. Termos de uso. 2021. . Acesso em 03 out 2021

KLACZKO, J et al.,, Atlas fotográfico de anatomia comparada de vertebrados: sistemas esquelético e muscular. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. v. 4. Disponível em:< http://repositorio.unb.br/handle/10482/35461>. Acesso em 26 de dezembro de 2021

MENESES, J. R. F. et al.,, Estratégia de aprendizagem de Anatomia Humana no ciclo básico de Medicina num contexto de pandemia: relato de experiência com o uso do instagram Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e42110716923, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16923. Disponível em: . Acesso em: 20 dec. 2021.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para a Clínica. 8ª edição, Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2021.

NETTER, F H. Atlas de Anatomia Humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Gen Guanabara Koogan, 2015.

NGUYEN, V.H.; LYDEN, E.R.; YOACHIM, S.D.; Using Instagram as a tool to enhance anatomy learning at two US dental schools. J Dent Educ. p.1-11. 2021. https://doi.org/10.1002/jdd.12631 Disponivel em: . Acesso em 20 dec. 2021

PEREIRA, J. A.; JÚNIOR, J. F. DA S.; SILVA, E. V. DA. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119–131, 2019.

SEC DO ESTADO DA BAHIA. PORTARIA N° 985/2020. Disponível em: Acesso em 26 dec 2021

SILVA, L. M.; PINTO, B. C. T.; MORADO. C. N. Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p. 203-222, jul./set. 2021. Disponível em: . Acesso em: 20 dec. 2021

TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 11, 2008.

WHO, Word Health Organization. WHO caracterizes COVID-19 as a pandemic, 2020. Disponível em: Acesso em 15 dec 2021.

WOLTMANN, A. et al. O extensionista em tempos de pandemia: relato de experiência da extensão em direito realizada por meio do canal virtual do Instagram @coronajur_ufn Expressa Extensão. ISSN 2358-8195 , v. 26, n. 1, p. 537-550, JAN-ABR, 2021




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i2.22097

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA