INOVAÇÃO NA “SALA DE AULA” DA UNIVERSIDADE ABERTA PARA IDOSOS: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ACOLHIMENTO E ENSINO

Adriana Schuler Cavalli, Ana Laura Hennicka, Fabiola Segú Copello, Millen Gabrielle da Silva Reis, Marcelo Olivera Cavalli

Resumo


A pandemia do COVID-19 mudou o cenário mundial e incentivou o uso das tecnologias digitais em ambientes educacionais e de interação social. Os idosos do programa estratégico da Universidade Aberta Para Idosos da UFPel tiveram que se reinventar e se adaptar ao estilo de aulas no modo remoto. Este estudo descritivo tem o objetivo de determinar a percepção subjetiva dos idosos neste novo formato de aulas não presenciais. Dos trinta e sete idosos participantes em dois cursos de atualização ofertados em 2021, vinte e dois deles responderam ao questionário no Google Forms. O uso do celular foi predominante no atendimento das palestras (90,9%), e mais da metade da amostra (59,5%) relatou ter considerado fácil o acesso às mesmas. Faz-se necessário ponderar que 72% dos idosos indicaram ter participação prévia em outros tipos de aulas pela Internet. Entretanto, 50% dos idosos afirmaram ter tido dificuldades no acesso às palestras por problemas de conexão da internet; por não ouvir direito as falas; e/ou não conseguir participar das discussões em grupo. As palestras de forma não presencial, apesar de terem sido um desafio para muitos dos idosos, trouxeram um pouco de acolhimento neste período de incertezas e ansiedades por meio da aproximação com seus pares e professores, mesmo que de forma remota. Os idosos demonstraram interesse e satisfação neste novo formato de ensino.


Palavras-chave


inclusão social; ensino-aprendizagem; educação com idosos; Covid-19; pandemia.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BANSKOTA, S.; HEALY, M.; GOLDBERG, E. M. 15 smartphone apps for older adults to use while in isolation during the COVID-19 pandemic. Western Journal of Emergency Medicine, v. 21, n. 3, p. 514, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2016.

BARNASKI; OLIVEIRA, R. M. O Uso das Tecnologias em Tempos de Pandemia Pelos Idosos. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.

BRASILa. Ministério da Saúde. Lei N° 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Política Nacional do Idoso. Acesso em Ago. 2020.

BRASILb. Ministério da Saúde. Lei N° 10.741, de 1 de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Acesso em Ago. 2020.

BRASILc. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020.

BRASIL. IBGE. Idosos indicam caminhos para uma melhor idade. 2019. Editoria: Revista Retratos. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (2019). TIC Domicílios – 2019

CACHIONI, M. Quem Educa os Idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. Alínea Editora. Campinas, 2003.

CAVALLI, A.S.; GAMARO, G.D.; DAMASCENO, V.D.; LINDÔSO, Z.C.; FARIA, J.A. A SUSTENTABILIDADE DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE-UFPEL/RS. Anais 35 SEURS. Pró-Reitoria de Extensão - PROEX | Universidade Federal da Integração Latino-Americana | UNILA, Foz do Iguaçu, PR. 2017.

CAVALLI, A.S.; NOGUEIRA, A.C.; GILL, L.A.; LINDÔSO, Z.C.L. A formação permanente de idosos através da Universidade Aberta. In: A Extensão Universitária nos 50 Anos da Universidade Federal de Pelotas. Francisca Ferreira Michelon e Ana da Rosa Bandeira (Org) Pelotas: Editora UFPel, 2020. 843 p. Acesso em: 26 jul. 2021.

FINGERMAN, K.L.; HUO, M.; CHARLES, S.T.; UMBERSON, D.J. Variety Is the Spice of Late Life: Social Integration and Daily Activity. Journals of Gerontology: Social Sciences, 2020, Vol. 75, N. 2.

FLAUZINO, L. K.; PIMENTEL, C. G. M.; BATISTONI, T. S. S.; ZAINE; I.; VIEIRA; B. O. L.; RODRIGUES, H. R. K.; CACHIONI, M. Digital Literacy for Older Adults: perceptions about teaching-learning. Educação & Realidade, v. 45, 2020.

GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.

LIMA, A. R. D.; REIS, S. G. M.; NOGUEIRA, O. C. A; CAVALLI, A.S. O papel da UNAPI neste momento de pandemia e do Novo Normal. 6ª Semana Integrada UFPel, VII Congresso de Extensão e Cultura. UFPel, 2020.

MALTA, D. C.; GRACIE, R. A Pandemia da COVID-19 e as Mudanças no Estilo de Vida dos Brasileiros Adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29 (4), 2020.

MIRANDA, L.M.; FARIAS, S.F. Contributions from the internet for elderly people: a review of the literature. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.13, n.29, p.383-94, abr./jun. 2009.

MORAES, C. H.; GOMES, J.; RIBEIRO, D.; VERONEZI, S. K.; FUHR, D. Educomunicação em tempos de crise: Adaptação de Projetos no Apoio ao Ensino Remoto. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 26, n.1, p. 17-30, JAN-ABR, 2021.

OLIVEIRA, R.C.S.; SCORTEGAGNA, P.A., SILVA, F.O.A. A educação permanente protagonizada pelo idoso na universidade aberta para a terceira idade/UEPG. R. Eletr. de Extensão, ISSN 1807-0221 Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 19-33, 2017.

OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19

PREFEITURA DE XXX. Decreto nº 6.252, de 20 de março de 2020, Pelotas.

SANTOS JÚNIOR, V.B.; MONTEIRO, J.C.S. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed Editora, 2007.

XXX COVID-19. Comitê XXX Covid -19. BOLETIM DIÁRIO – Nº 01 – 16/03/2020. Disponível em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2020/03/Comite-Covid-19-BD-No-01-16-03-2020.pdf.

XIE, B.; CHARNESS, N.; FINGERMAN, K.; KAYE, J.; KIM, M.T.; KHURSHID, A. When going digital becomes a necessity: Ensuring older adults’ needs for information, services, and social inclusion during COVID-19. Journal of Aging & Social Policy, 32:4-5, 460-470, 2020.

ZH – ZERO HORA. Jornal impresso, Seção + Economia. O futuro será híbrido. Marta Sfredo, 2 setembro de 2021, p.15.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA