O VÍDEO COMO RECURSO INOVADOR NA INTRODUÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Viter Magalhães Pinto, Vaneza Barreto Pereira, Emanuélle Soares Cardozo, Suyane Gonçalves de Campos, Johny Barreto Alves, Vitor Mateus Lopes Vargas

Resumo


O projeto de extensão Grupo de Estudos em Geociências (GEOS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tem o intuito de promover a divulgação geocientífica na zona sul do estado do Rio Grande do Sul. No ano de 2018 e início de 2019 foram realizadas oficinas e exposições nos municípios de Pelotas e Arroio Grande. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, essa forma de atuação precisou ser alterada. Para dar continuidade aos temas propostos, o projeto buscou atividades de inovação elaborando vídeos didáticos destinados a alunos do 3° ao 7° ano do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo criativo e resultados dos vídeos “Ártico e Antártica - Entre Ursos Polares e Pinguins”, “Geologia Ambiental” e “Mudanças Climáticas”, os quais abordam temas como o derretimento das calotas polares, o aquecimento global, a importância do solo e as consequências do consumo desenfreado. Para a produção dos vídeos buscou-se relacionar conceitos científicos com o cotidiano dos alunos, por meio de analogias com animações populares, personagens conhecidos e a utilização de uma linguagem simples, adequada à faixa etária proposta. Os vídeos didáticos foram elaborados por meio da técnica de stop-motion utilizando o editor de vídeo Videopad e o resultado compartilhado na plataforma YouTube. A utilização do vídeo como uma ferramenta pedagógica é inovadora e essencial, visto que rompe diversas barreiras territoriais e, no caso abordado, torna o ensino das geociências mais abrangente e acessível ao público-alvo.


Palavras-chave


inovação didática; ensino remoto; conscientização ambiental; extensão universitária.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21771

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