AS REDES SOCIAIS ALIADAS À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL
Resumo
O artigo busca apresentar as atividades de análise e aprimoramento do perfil @projetotransfere nas redes sociais em uma ação de colaboração dos participantes dos projetos de extensão Transfere e TICs, vinculados à UFPel. As ações foram desenvolvidas a partir da confecção e publicação de materiais para os perfis do Facebook e Instagram, como forma virtual de mediar ações de extensão universitária. Os temas centrais foram Ciências, Química e a rotina dos estudantes. As publicações foram diferenciadas em: “Um cientista, sua história...”, “Química no cotidiano”, “Curiosidades de química”, “QuíDica Enem”, “Listas”, “Memes” e “Quiz”. À medida que as publicações diárias ocorriam, processos de aperfeiçoamento eram necessários para adequação ao público e às redes sociais. Assim, analisar o processo de reorganização das ações extensionistas fazendo uso das redes sociais como importante mediador virtual, bem como a compreensão de seu gerenciamento, mostrou relevante indicativo de qualificação educacional do público e, também, dos graduandos envolvidos.
Palavras-chave
Referências
BRANCO, S. Fake News e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, v. 38, n. 10, p. 51-61, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4758. Acesso em 05 junho 2021.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. 1. Ed. Rio de Janeiro: Difel, 1989.
BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social Network Sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007. http://dx.doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x.
CARR, N. O que a internet está fazendo com os nossos cérebros – A geração superficial. 1. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CRARY, J. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. 1. Ed. São Paulo: Ubu, 2016.
DAWKINS, R. O gene egoísta. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DEUS, S. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Editora Pre-Ufsm, 2020. E- book. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/EBOOK_-_Sandra_de_Deus_-_Extensao_Universitaria.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
EPSTEIN, D. Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020.
FERREIRA, V. et al. Relatório de Engajamento: facebook e instagram 2021. Brasil: Mlabs, 2021. Color. Disponível em: https://bit.ly/3eDZdC3. Acesso em: 20 julho 2021.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasil, 2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 8. Ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
FURLAN, B.; MARINHO, B. Redes sociais corporativas. Instituto Desenvolve TI: cursos para capacitação digital, 2013, E-book. Disponível em: https://docplayer.com.br/5070609-Por-bruna-furlan-e-bruno-marinho-uma-publicacao.html . Acesso em: 06 junho 2021.
GUTIERREZ, L. L. P.; COELHO, D. F.; BARSCHAK, A. G. COVID-19 e uma nova era: reflexões sobre o uso das mídias sociais na extensão universitária. In: GUTIERREZ, L. L. P.; BARSCHAK, A. G. (org.). Extensão universitária da UFCSPA: mídias sociais e covid-19. Coleção UFCSPA - Ciência, Humanidades e Covid-19. Porto Alegre: Ed. da UFCSPA, 2020. p. 20-33. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/editora-da-ufcspa/obras-publicadas. Acesso em: 06 junho 2021.
HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KEMP, S. Digital 2021: global overview report. New York: We Are Social, 2021. Color. Disponível em: https://wearesocial.com/digital-2021. Acesso em: 20 julho 2021.
KOEHLER, C.; CARVALHO, M. J. S.; FRANCO, S. R. K. Interação social em rede e nas redes sociais na internet: reflexões para uma educação em rede. In: XX Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE 2015). [Anais]. 2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/713-718.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.
KOOPMANS, R. Movements and media: selection processes and evolutionary dynamics in the public sphere. Theory And Society, v. 33, n. 3/4, p. 367-391, 2004. http://dx.doi.org/10.1023/b:ryso.0000038603.34963.de.
LAMPE, L; SANTOS, A. J. R. W. A. dos; SANGIOGO, F. A. Elementos da tabela periódica e modelo de Bohr com base na abordagem dos três momentos pedagógicos. In: BARBOSA, F. C.(org.). Desafios da Educação Brasileira: desafios e perspectivas;
Ed. Piracanjuba-GO:Conhecimento Livre, p. 63-78, 2020. Disponível em: doi:10.37423/200200283
LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; ARROIO, A. Conhecimento, sistema de inovação e desenvolvimento. 1. Ed. Rio de Janeiro: UFRJ; Contraponto, 2005.
LEMOS, A. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 4, n. 6, p. 21-31, abr. 2008. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.1997.6.2960.
LEONIDIO, L. F. S. História do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das instituições públicas de educação superior brasileiras- FORPROEX (1987-2012). 2017. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25316/1/TESE%20Luciano%20Fl%c3%a1vio%20da%20Silva%20Leon%c3%addio.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
MARINS, A. L. M. O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5989/1/TCC%20ANA%20LETICIA.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.
MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 14, n. 41, p. 269-393, 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006
MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, p. 12-18, 2017. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160055
MOTA, J. V. M.; SANTOS, A. J. R. W. A. A elaboração de uma identidade comunicacional no Instagram para o projeto Transfere. In: VII Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 7., 2020, Pelotas. [Anais]. Pelotas, 2020. p. 253-257. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-1.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 05 junho 2021.
RECUERO, R. C. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia.
Conexões nas Redes Midiáticas. Revista FAMECOS, n. 32, p. 23 - 31, 2007. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3411
SANTOS, A. J. R. W. A. dos et al. Mediação de experiências e aprendizados associados à cultura em química em escolas de ensino médio. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 20-31, 2020. Disponível em: doi.org10.15210ee.v25i3.17991
SANTOS, A. J. R. W. A. dos et al. Plataforma digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de ciências In: NÓBREGA, D. S.; SANTOS, L. F. dos. Ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de Ciências. 1. Ed. Guarujá-SP: Científica Digital, p. 95-114, 2021 Disponível em: doi/10.37885/210303640
SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087
SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, 2004, Belo Horizonte. [Anais]. Belo Horizonte: Furb, 2004. p. 1-6. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
SECOM. Secretaria de Comunicação Social Brasileira. Manual de orientação para atuação em mídias sociais: Identificação padrão de comunicação digital do poder executivo federal. Brasília: Poder Executivo Federal. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/manuais/manual-de-redes-sociais-idg.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
SILVA, A. M. C.; PENHA, N. R.; GONÇALVES, J. P. Extensão universitária e formação docente: contribuições de um projeto de extensão para estudantes de pedagogia. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 74-86, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1192 Acesso: 05 jun. 2021.
STRUNCK, G. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 4. Ed. Rio de Janeiro: Books, 2012.
TONET, I. Método Científico: uma abordagem ontológica. 1. Ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1. Ed. São Paulo: Novatec, 2009.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21738
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA