EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA GESTÃO DE RESÍDUOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA
Resumo
Neste artigo procurou-se mostrar diversas práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental, realizadas com os sextos anos do Colégio Marista Graças. Fundamentando-se na utilização de uma metodologia que pudesse atingir os estudantes promovendo uma sensibilização para uma possível mudança de hábitos. Foram realizadas diversas práticas atreladas ao excesso de consumo que acaba gerando muitos resíduos, para que concomitante a isso começasse a ver uma consciência ambiental por parte de todos que frequentam o colégio. Buscando responder a situação-problema que norteou o projeto: Como conseguir a diminuição dos resíduos sólidos no Colégio Marista Graças através da Educação Ambiental?; foram realizadas diversas ações pelos estudantes, desde reflexões, debates, bem como atividades de inserção da consciência ambiental para um cuidado ao nosso planeta. Com relação as ações executadas, comprovou-se a eficácia e importância de se trabalhar a Educação Ambiental no âmbito escolar, como formação do indivíduo e a sociedade de uma forma geral. Este tema é de grande importância, pois o planeta vem vivendo consequências preocupantes diante de tal destruição. A Educação Ambiental é uma solução na formação do estudante, capaz de entender a problemática atual do meio ambiente e de realizar atos que contribuam a favor de um planeta mais sustentável.
Palavras-chave
Referências
COUSIN, C. D. S. Pertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2010. Tese de Doutorado. Programa De Pós-Graduação Em Educação Ambiental.
GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 18-31, 2006.
LAMPERT, E. Pós-modernidade e educação. In: LAMPERT, E. Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
PINHEIRO, N. F. S.; ROCHA, A. P.; GAMA, E. P.; LIMA, R. S.; RODRIGUES, A. C. R.; PACHECO, F. A. M. Percepção ambiental: uma análise sobre a política do 3 R's em um colégio estadual na cidade de Palmas- TO. [2011] Disponível em: http://www.catolicato.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2011-1/1periodo/Uma_analise_sobre_a_politica_dos_3Rs_em_um_colegio_estadual_na_cidad%20de_Palmas-TO.pdf. Acesso em 26 jul. 2021.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SILVA N; SANTOS E.; DOMINGOS P. Educação ambiental no ensino fundamental: praticando a pedagogia dos 3 R’s. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 38, n. 1, p. 1-12, 2018.
SAÚVE, L. Viver juntos em nossa terra: Desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21463
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA